Política


PEC sobre decisões do STF pode ser inconstitucional, diz Pacheco


Publicado 21 de junho de 2022 às 17:07     Por Redação AjuNews     Foto Pedro Gontijo / Agência Senado

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), afirmou que pode ser inconstitucional a proposta de emenda à Constituição (PEC) que permitirá que o Congresso Nacional suspenda as decisões do Supremo Tribunal Federal (STF). De acordo com o texto apresentado pelo deputado Domingos Sávio (PL-MG), a medida se aplicaria a decisões da Corte “transitadas em julgado sem aprovação unânime dos seus membros”.

“Eu considero, e externei isso também, em relação a qualquer tipo de instrumento que faça com que decisões judiciais possam ser revistas por outro poder, é algo que parece, sim, ser inconstitucional”, disse Pacheco ao sair de um café da manhã com o presidente do STF, ministro Luiz Fux, na sede da Corte, nesta terça-feira (21).

Pacheco destacou que a convivência entre as presidências dos órgãos “sempre foi de muito diálogo”. “As críticas fazem parte da democracia, a divergência, sobretudo, faz parte da democracia, mas é muito importante que haja sempre o diálogo e a busca de consenso. E é o que, de fato, marcou a relação entre a presidência do Supremo e a presidência do Senado nesse biênio da administração do presidente Luiz Fux”, acrescentou o parlamentar.

Com informações da Agência Brasil*



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso


Publicidade
Justiça

Justiça nega recurso de Danielle em ação por danos morais de Edvaldo

Justiça
Mais Lidas


Ao clicar no botão “Aceitar” ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.