Política
Senadores vêm a Sergipe para acompanhar investigações do caso Genivaldo
A Comissão de Direitos Humanos do Senado aprovou, nesta quarta-feira (1º), um requerimento que solicita a ida de parlamentares à Aracaju e à Umbaúba, no Sul de Sergipe, nos dias 13 e 14 de junho. O pedido foi feito com o objetivo de acompanhar as investigações da morte de Genivaldo de Jesus Santos, 38 anos, durante abordagem da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
O senador Humberto Costa (PT-PE), autor do requerimento, ressaltou no pedido que a morte foi ocasionada por “uma ação extremamente violenta, totalmente desumana e desproporcional”.
“As imagens da crueldade cometida por aqueles agentes nos mostram que as ações por eles adotadas em nada correspondem com os dispositivos legais que regulam o uso da força pelos agentes de segurança pública; aquelas imagens absurdas nos mostram uma abordagem carregada de crueldade, que nos leva a um passado sombrio”, afirmou.
Genivaldo morreu na última quarta-feira (24) após ser alvo de uma abordagem efetuada por dois agentes da PRF em Umbaúba. O homem foi colocado dentro do porta-malas da viatura e os policiais jogaram gás lacrimogêneo dentro do veículo. De acordo com laudo médico do Instituto Médico Legal (IML), ele morreu por asfixia.
O senador Humberto Costa também defende a aprovação de um projeto de lei (PL) para o pagamento de uma indenização no valor de R$ 1 milhão à viúva de Genivaldo, Maria Fabiana dos Santos. Além disso, o parlamentar também cobra a concessão de pensão vitalícia no valor de um salário mínimo. “Isso certamente não vai trazer de volta a vida de Genivaldo, mas vai minimizar o sofrimento desta família”, disse.
De acordo com o senador, a Comissão do Senado vai acompanhar as investigações em torno do caso e fiscalizar as providências adotadas pelas autoridades responsáveis.
Leia mais:
Homem morre após abordagem da PRF em Umbaúba; conduta policial será investigada
Comissão da OAB-SE acompanha investigação de abordagem da PRF em Umbaúba
Políticos se manifestam sobre morte de homem após abordagem da PRF em Umbaúba
PRF afasta agentes envolvidos em abordagem em Umbaúba; nomes são divulgados
Leia os termos de uso