Política


Valdevan frisa “transparência” de sindicato após ser alvo de operação por suposta lavagem de dinheiro


Publicado 12 de agosto de 2022 às 16:33     Por Fernanda Souto     Foto Divulgação/ Câmara dos Deputados

O ex-deputado federal e presidente licenciado do Sindicato dos Motoristas de São Paulo (Sindmotoristas), Valdevan Noventa (PL), afirmou que todas as contas da entidade são aprovadas em Assembleia e frisou sua transparência, após o órgão ser alvo da Operação Chapelier, deflagrada nesta sexta-feira (12), em Sergipe. Segundo o ex-parlamentar, o inquérito ainda está em curso, e nem mesmo os investigados e seus advogados tiveram acesso de antemão.

“Por fim, é importante destacar que o Sindmotoristas é um dos sindicatos mais atuantes e comprometidos com a classe trabalhadora do país. E no que tange a transparência, a entidade tem todas as suas contas aprovadas em assembleias e de modo unânime por toda a categoria, eventos que contam com ampla divulgação e cobertura da imprensa”, destacou em nota.

A operação nomeada de ‘Chapelier’ investiga um suposto esquema de lavagem de dinheiro envolvendo diretores do Sindmotoristas, entre os quais o deputado federal por Sergipe cujo mandato foi cassado pela Justiça Eleitoral. Valdenvan e demais alvos da operação são investigados também por ocultação de bens, direitos ou valores e organização criminosa.

Na ação, a Polícia Civil de Sergipe (PC-SE) cumpriu nesta sexta (12) mandado de busca e apreensão contra o ex-deputado e um dos nomes do partido de Valmir de Francisquinho (PL), para a Câmara dos Deputados nas eleições deste ano. A ordem da ação partiu da Justiça de São Paulo.

Em Sergipe, a Polícia Civil apreendeu celulares, documentos e dinheiro no haras do correligionário do ex-prefeito de Itabaiana. Em 2020, Valdevan foi alvo da ‘Operação Fim da Linha’, da PC-SP contra um suposto esquema milionário de recebimento de propina no sindicato. A verba teria sido usada para bancar a campanha de Noventa em 2018.

Leia mais:
Polícia realiza busca e apreensão em fazenda de candidato da coligação de Valmir de Francisquinho



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso