Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
domingo, 19 jul 2026
AjuNews
  • Home
  • Últimas Notícias
  • Sergipe
    • Alese
    • Aracaju
  • Brasil
    • Cidades
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
    • Entretenimento
  • Esportes
  • Meio Ambiente
  • Mundo
  • Polícia
  • Política
  • Saúde
  • Sobre
  • Termos de Uso
Reading: Restrições eleitorais começam hoje e políticos intensificam agendas de inaugurações
Compartilhar
Font ResizerAa
AjuNewsAjuNews
Buscar
  • Home
  • Últimas Notícias
  • Sergipe
    • Alese
    • Aracaju
  • Brasil
    • Cidades
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
    • Entretenimento
  • Esportes
  • Meio Ambiente
  • Mundo
  • Polícia
  • Política
  • Saúde
  • Sobre
  • Termos de Uso
Siga-nos
Destaques

Restrições eleitorais começam hoje e políticos intensificam agendas de inaugurações

Rafael Ramos
Publicado: 04/07/2026
Compartilhar
restri es eleitorais come am hoje e pol ticos intensificam a 20260704
Compartilhar

Hoje, 4 de julho de 2026, iniciam-se as restrições eleitorais que impactam agentes públicos que buscam reeleição. O calendário eleitoral determina que, a partir desta data, os executivos não podem participar de inaugurações de obras, o que levou o governador Fábio Mitidieri (PSD) a acelerar sua agenda de inaugurações antes das limitações entrarem em vigor.

Valmir de Francisquinho (Republicanos), principal adversário de Mitidieri nas eleições estaduais de outubro, deixou a Prefeitura de Itabaiana em abril. Diferentemente de 2022, quando foi impugnado pela Justiça Eleitoral, Valmir conta agora com uma liminar do ministro Luis Felipe Salomão, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que suspende sua condenação por improbidade administrativa.

O político havia perdido seus direitos políticos em 2024, após um acordo com o Ministério Público Estadual ser rejeitado, relacionado a um suposto esquema de desvio de dinheiro no matadouro de Itabaiana entre 2015 e 2017, durante sua gestão. Apesar da possibilidade de a liminar ser revogada, ele permanece elegível até uma condenação definitiva.

Em 2022, Valmir de Francisquinho obteve 457.922 votos, número que o colocou à frente de seus concorrentes. Durante esse pleito, Sergipe teve a maior taxa de anulação de votos do país, com 39,78% dos eleitores, ou 542.062 votos, considerados nulos.

A possibilidade de novo impedimento anima o governador Mitidieri. Em fevereiro de 2025, durante um evento em Nossa Senhora de Lourdes, ele falou com otimismo sobre as eleições de 2026, afirmando que a competição já havia começado. O deputado estadual Jeferson Andrade (PSD) também foi mencionado como potencial vice-governador em uma futura chapa, substituindo o atual vice, Zezinho Sobral (PSB).

“Nunca tive problema com adversário. 2026 já começou e quem não entendeu isso, já perdeu”, disse Mitidieri em seu discurso.

Apesar do otimismo do governador, a administração dele é considerada mediana e ele enfrentará questionamentos sobre a privatização dos serviços da Companhia de Saneamento de Sergipe – Deso, algo que prometeu não realizar durante sua campanha anterior.

Nas eleições de 2022, a mobilização dos governos estadual e das prefeituras foi intensa, especialmente em Aracaju e Nossa Senhora do Socorro. Fábio Mitidieri foi eleito com 623.851 votos (51,70%), enquanto Rogério Carvalho (PT) obteve 582.940 votos (48,30%) no primeiro turno, uma diferença de pouco mais de 40 mil votos.

A vitória de Carvalho no primeiro turno gerou preocupação entre ocupantes de cargos comissionados, muitos dos quais estão no poder desde 2007, quando Marcelo Déda venceu. A campanha de Rogério não conseguiu transferir os votos expressivos de Lula (PT), que, em Sergipe, obteve 862.951 votos (67,21%).

Com o apoio à reeleição de Lula, Mitidieri se posiciona bem, enquanto Valmir enfrenta o desafio de lidar com a candidatura de Flávio Bolsonaro (PL). Contudo, cantar vitória antes da abertura das urnas é visto como uma demonstração de arrogância.

Hoje, também se inicia o período de vedação para publicidade institucional e transferências voluntárias de recursos, conforme as novas regras eleitorais. As campanhas publicitárias só podem ocorrer em situações excepcionais, reconhecidas pela Justiça Eleitoral, e a movimentação de pessoal no serviço público fica restrita até a posse dos eleitos.

📡
Não deixe o algoritmo decidir o que você vê.

Siga o AjuNews e entre no nosso grupo de notícias de Aracaju.

Grupo no WhatsAppInstagramFacebook
Compartilhe este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Threads Email Copy Link Print
PUBLICIDADE

Você Pode Gostar

pol cia conclui inqu rito sobre morte de jovem e indiciados 20260718
Destaques

Polícia conclui inquérito sobre morte de jovem e indiciados são revelados

18/07/2026
aracaju e s o crist v o formalizam acordo sobre linha divis 20260718
DestaquesEntretenimentoEventosSergipe

Aracaju e São Cristóvão formalizam acordo sobre linha divisória territorial

18/07/2026
s o crist v o intensifica campanha de vacina o contra a grip 20260718
DestaquesEntretenimentoEventosSergipe

São Cristóvão intensifica campanha de vacinação contra a gripe

18/07/2026
sergipe registra um caso de estelionato a cada 29 minutos em 20260718
Destaques

Sergipe registra um caso de estelionato a cada 29 minutos em 2026

18/07/2026

Sobre nós

O AjuNews é um portal de notícias sergipano, criado em janeiro de 2020, com foco em informar de forma ágil e confiável sobre Sergipe, o Brasil e o mundo. Cobrimos temas como política, economia, saúde, segurança, cultura e esportes.

Institucional

  • Quem somos
  • Política de Privacidade
  • Anuncie

Contato

  • contato@ajunews.com.br
  • Aracaju - SE

Mais Lidas nos últimos dias

França 4 x 6 Inglaterra: resultado pela Copa do Mundo 2026
Avião com deputado Hildo Rocha faz pouso forçado em fazenda de soja no Maranhão
Fifa cogita rever pausas de hidratação após críticas na Copa de 2026, diz Wenger
Soraya Thronicke confirma pré-candidatura e divulga foto ao lado de Lula
Venezuela registra 5.119 mortes após terremotos de junho, segundo novo balanço
© Copyright 2025. Todos os Direitos Reservados - Feito com ❤ por R2 Sites