Saúde


Aracaju investiga caso suspeito da varíola dos macacos


Publicado 03 de agosto de 2022 às 15:12     Por Fernanda Souto     Foto Divulgação/ Prefeitura de Aracaju

Um caso suspeito da varíola dos macacos está sendo investigado em Aracaju. A informação foi confirmada ao AjuNews, pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), nesta quarta-feira (3).

A pasta aguarda o resultado dos exames enviados para o Laboratório Central de Saúde Pública de Sergipe (Lacen). A secretaria afirmou, ainda, que a capital tinha outro caso suspeito da doença, mas logo foi descartado.

A reportagem questionou a Secretaria de Estado da Saúde (SES) se há mais casos suspeitos sendo investigados em outros municípios. Mas, segundo a pasta, a SES não foi notificada sobre nenhuma contaminação em todo o estado.

A SMS acrescentou ainda que dados da investigação da pessoa com suspeita de infecção da varíola do macaco, como idade, sexo, sintomas ou local de viagem, “não podem ser divulgados por questões de sigilo epidemiológico do/da paciente”.

Quais os sintomas da varíola dos macacos?
A varíola do macaco é uma doença endêmica do continente africano, transmitida inicialmente de animais para seres humanos e detectada pela primeira vez em 1958. O vírus é membro da família de Orthopoxvirus, a mesma do vírus da varíola, doença já erradicada entre os seres humanos. A doença começa com febre, fadiga, dor de cabeça, dores musculares, ou seja, sintomas inespecíficos e semelhantes a um resfriado ou gripe.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso