Saúde
Aracaju vacinará contra pólio e covid nos shoppings neste sábado (19)
A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), manterá a oferta da vacinação nos três shoppings da capital (Riomar, Aracaju Parque e Jardins), neste sábado (19). O serviço funcionará das 10h às 17h, e visa intensificar a campanha de vacinação contra poliomielite e covid-19.
A vacinação nos shoppings é uma das estratégias adotadas pela SMS para facilitar o acesso de pais e de responsáveis que não conseguem levar as crianças durante a semana para se imunizar. De acordo com a coordenadora de Imunização, Larissa Ribeiro, o trabalho de imunização contra a poliomielite seguirá ativo enquanto houver estoque na rede.
“Já foram aplicadas 25.555 doses da vacina contra poliomielite, o que corresponde a 78,72% do público-alvo, que tem uma estimativa de 32.464 de crianças de 1 ano a menores de 5 anos, que podem ser vacinadas indiscriminadamente com a Vacina Oral Poliomielite (VOP), desde que já tenham recebido as três doses de Vacina Inativada Poliomielite (VIP) do esquema básico. Já as crianças menores de 1 ano de idade se vacinam conforme as indicações do Calendário Nacional de Vacinação, com a VIP”, explica Larissa.
Covid-19
Na fase atual, a campanha de imunização contra a covid-19 contempla as crianças a partir de 3 anos. Porém, conforme a SMS, o imunizante CoronaVac está em falta, sem previsão de reabastecimento pelo Ministério da Saúde. Desta forma, pais ou responsáveis pelas crianças de 3 e 4 anos devem aguardar o recebimento da CoronaVac.
“Crianças de 5 a 11 anos que receberam primeira dose de Coronavac, devem tomar a Pfizer pediátrica na segunda dose. Já adolescentes e adultos acima de 12 anos que tomaram a primeira dose com CoronaVac, preferencialmente na segunda dose utilizar o imunizante Pfizer. Também terão acesso ao serviço todas as pessoas que estejam com alguma dose pendente, incluindo o reforço”, enfatiza Larissa.
A partir desta segunda-feira (21), a gestão municipal iniciará a vacinação contra covid-19 para todas as crianças de 6 meses a 2 anos, 11 meses e 29 dias, com ou sem comorbidades, com a aplicação da Pfizer Baby.
Documentos
Para se vacinar, é necessário apresentar documento de identificação e cartão. A coordenadora também reforça que os pontos dos shoppings, aos sábados, não estarão vacinando com a vacina da Pfizer Baby, para as crianças de 6 meses a 2 anos, 11 meses e 29 dias.
Leia os termos de uso