Saúde


Campanha de vacinação contra influenza encerra nesta sexta (24) em Sergipe


Publicado 21 de junho de 2022 às 17:00     Por Fernanda Souto     Foto Divulgação/ Governo de Sergipe

A vacinação contra a Influenza encerra na próxima sexta-feira (24) em Sergipe. A campanha deveria ter sido encerrada no dia 3 de junho, mas foi prorrogada devido à baixa adesão da população. A Secretaria de Estada da Saúde (SES) reforça a importância da imunização e orienta o público-alvo que ainda não se vacinou a procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) antes do fim do prazo.

“Nesse período de inverno, temos temperaturas mais baixas e menor incidência da luz solar em nosso território, mais chuvas. Com isso, os vírus respiratórios sobrevivem por mais tempo na superfície, aumentando a transmissão entre as pessoas através das mãos, ao tocarmos locais contaminados. Além disso, a gente mantém o ambiente mais fechado, aumentando o contato entre as pessoas. É importante saber disso para redobrar os cuidados nesse período, higienizando sempre as mãos , usando máscara, ou não circular se estiver com sintomas gripais”, explicou o diretor de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde, Marco Aurélio.

Até esta segunda (20), foram aplicadas 308.744 doses de vacinas, o equivalente a 58,5% do público-alvo. Segundo a SES, o objetivo era atingir 90% de cobertura vacinal.

Ainda de acordo com os dados da pasta, o percentual de crianças vacinadas é de 45,1%; o de gestantes teve cobertura de 38%; o percentual de puérperas vacinadas foi de 33,3%; idosos de 60 anos e mais foi de 67,66%; trabalhadores da saúde 64,5%; povos indígenas com 102,78% e professores, 51,6%.

Podem se vacinar contra a Influenza: crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias); gestantes e puérperas; povos indígenas; professores; pessoas com comorbidades; pessoas com deficiência permanente; forças de segurança e salvamento e Forças Armadas; caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade.

 



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso