Saúde


Covid-19: Postos de saúde tem alteração no funcionamento em Aracaju


Publicado 26 de março de 2020 às 16:34     Por Larissa Barros     Foto Divulgação / Prefeitura Municipal de Aracaju

O funcionamento das Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos bairros Farolândia (Augusto Franco), Jardim Centenário (Dr. Onésimo Pinto) e Suíssa (Ministro Costa Cavalcante), foram ampliados para garantir atendimento exclusivo para pessoas que apresentam sintomas de síndromes gripais. A informação foi divulgada pela Prefeitura de Aracaju, nesta terça-feira (24).

A medida tem o objetivo de agilizar o tratamento, e monitorar com maior eficácia os possíveis casos de coronavírus (covid-19). Até a próxima semana, também terão o horário alterado UBS Geraldo Magela, no conjunto Orlando Dantas; Fernando Sampaio, no Castelo Branco; Cândida Alves, no Santo Antônio; Eunice Barbosa, no Coqueiral; e José Machado de Souza, no Santos Dumont.

O atendimento funcionará de domingo a domingo, entre 7h até 20h, com cerca de quatro profissionais por categoria e por turno, sendo exclusivo para as pessoas que apresentam sintomas de síndromes gripais para que seja feito uma triagem.

“Antecipando o plano de contingência que foi preparado pela Secretaria da Saúde [de Aracaju], desde ontem [23] as unidades Augusto Franco, Onésimo Pinto e Costa Cavalcante estão realizando atendimento exclusivo para esses casos. Assim, qualquer usuário que apresente os sintomas de gripe ou resfriado precisa procurar esses locais específicos”, explica a assessora técnica da Rede de Atenção Primária (Reap), Michelle Dias.

As pessoas que procurarem uma das oito unidades destacadas e não apresentarem os sintomas serão destinadas a uma unidade de saúde mais próxima. Os demais postos funcionarão normalmente, oferecendo atendimento para outras enfermidades.

O grupo de pessoas que necessitam de vacinação contra Influenza, também serão serão remanejados para locais próximos. De acordo com a prefeitura, algumas estratégias estão sendo montadas para evitar o deslocamento desnecessário da vacina contra a gripe.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso