Saúde


Covid-19: Uso de máscaras deve ser feito por pessoas que necessitam


Publicado 22 de março de 2020 às 17:29     Por Redação AjuNews     Foto Divulgação / Prefeitura Municipal de Aracaju

Para evitar um possível contágio do novo coronavírus (covid-19) algumas medidas são necessárias como forma de prevenção da doença. De acordo com a enfermeira do Núcleo de Segurança do Paciente da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Hellen Christiane Araújo, o uso das máscaras deve ser feito somente pelas pessoas que necessitam.

Segundo a enfermeira, saber quem precisa utilizar as máscaras auxilia tanto na prevenção como evita o uso desnecessário e a falta delas no mercado. Atualmente, somente os cuidadores de pessoas com suspeita ou confirmação de coronavírus, os profissionais de saúde, as pessoas que estiverem gripadas ou com sintomas respiratórios.

Além delas, os pacientes com imunidade comprometida, como: pacientes que estão em processo de quimioterapia ou que utilizam imunobiológico, estes já fazem o uso indicado pelo médico cotidianamente. O uso das máscaras deve ser feito somente pelas pessoas que necessitam.

“Antes de colocar ou retirar as máscaras, é necessário higienizar as mãos, esse deve ser o primeiro passo. Além disso, a máscara deve cobrir a boca e o nariz e ser ajustada com segurança. As hastes laterais nunca devem ser dobradas. Ela deve ser removida por trás, a parte da frente nunca pode ser tocada, para evitar a contaminação. A máscara deve ser substituída por uma limpa e seca, sempre que estiver úmida, elas não podem ser reutilizadas, além disso, as máscaras de pano não devem ser utilizadas”, enfatiza Hellen.

Para as pessoas que utilizarão as máscaras, apenas o uso dela não é suficiente para a prevenção, e deve ser somado aos outros cuidados, como higienização correta das mãos com água e sabão ou álcool 70%, assim como evitar aglomerações de pessoas e tocar os olhos ou nariz.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso