Saúde


Deputado denuncia falta de atendimento em posto de saúde de Aracaju


Publicado 08 de agosto de 2022 às 16:27     Por Fernanda Souto     Foto Divulgação/ Ascom

O deputado estadual e candidato a deputado federal, Rodrigo Valadares (UB), denunciou, neste domingo (8), a falta de atendimento a moradores do Várzea Grande em um Posto de Saúde localizado no bairro Sol Nascente, em Aracaju.

“Além de ter uma situação extremamente precária na falta de saneamento, a gente recebeu uma reclamação muito grave: os moradores do local dizem que estão sendo negados de ter atendimento no posto de saúde do Sol Nascente, só que os condomínios que estão muito próximos à comunidade têm o atendimento garantido”, disse.

Segundo o que foi relatado ao deputado, a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima à região alega que o Várzea Grande pertence a São Cristóvão e por isso devem procurar atendimento no município que residem.

O parlamentar ainda declarou que vai oficiar à Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Aracaju para explicar sobre o caso. “Precisamos entender o que está acontecendo e ver se essa situação realmente procede, pois é um absurdo ter na mesma localidade um posto de saúde, recusando atender a população, alegando que é de São Cristóvão. No meu entender isso é errado e nós vamos lutar para que todos tenham atendimento do sistema de saúde”, disse.

Ao AjuNews, a SMS da capital alegou que os moradores devem procurar uma unidade do município de São Cristóvão, devido a estruturação do Sistema Único de Saúde (SUS), que define uma região específica para cada UBS, assim como também destina recursos com base na população do determinado local.

O site também buscou posicionamento da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de São Cristóvão, que alegou já ter orientado a população da comunidade a fazer o cadastramento no município.

“A várzea grande faz parte do município de são Cristóvão e conta com uma equipe de saúde completa que atende numa unidade de apoio. Essa equipe se divide para o atendimento de duas comunidades. A área técnica responsável pela região já visitou os condomínios para orientar o cadastramento de quem ainda não fez cadastro no município”, disse a pasta.

Matéria atualizada às 17h31

 



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso