Saúde


Equipes fazem fumacê costal e mutirão para combater ao Aedes aegypti em Aracaju


Publicado 22 de janeiro de 2021 às 10:23     Por Fernanda Souto     Foto Divulgação/ SMS

Aracaju registrou 24 casos de chikungunya e um de zika, segundo dados divulgados pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), na última terça-feira (19). Neste sábado (22), equipes farão fumacê para combater o Aedes aegypti e evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue, no bairro Cidade Nova, Zona Norte da capital.

Segundo o gerente do Programa de Controle do Aedes aegypti da SMS, Jeferson Santana, a escolha dos bairros é feita de acordo com o levantamento dos casos notificados e que, historicamente, preocupam pelo número de casos.

A equipe do fumacê costal já esteve no bairro Farolândia, Jardim Centenário, Jabotiana e no bairro Bugio. “A aplicação é realizada por duplas de agentes, que atuam entre quatro e sete quarteirões, sempre entre as 17h e 19h, que é o horário em que ocorre uma maior movimentação vetorial do mosquito”, explicou Jeferson.

O gerente do Programa de Controle ao Aedes ainda frisou que a população tem um papel crucial no combate ao mosquito. “Orientamos o morador a fazer uma busca detalhada no imóvel e, numa possível identificação de algo de risco, ele possa fazer o controle. A mudança entre sol e chuva geralmente leva ao acúmulo de água, daí, é importante que o morador perceba essa característica desse depósito e elimine”, enfatizou.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso