Saúde


Navio com dois casos suspeitos de coronavírus vai atracar no litoral de São Paulo


Publicado 15 de fevereiro de 2020 às 19:25     Por Redação AjuNews     Foto Reprodução / Agência Brasil

Um navio com dois passageiros que são suspeitos de terem contraído Coronavírus vai atracar no Porto de Santos, litoral de São Paulo, nesta segunda-feira (17). O navio é o Kota Pemimpin, com bandeira de Hong Kong. Essa situação fez a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) acionar o Protocolo de Segurança para casos de Coronavírus. As informações são do G1.

De acordo com as informações na embarcação estão dois tripulantes, um de nacionalidade chinesa e outro indonésio, ambos com dor de garganta e tosse. E um deles também teve febre.

Um dos tripulantes com suspeita da doença entrou no navio no Porto de Yantian em 21 de janeiro e começou a apresentar os sintomas no dia 29 do mesmo mês. Mas não teve febre. Porém o segundo passageiro ficou em estado febril nesta segunda (10), mas não apresentou nenhum outro sintoma respiratório. Foram receitados remédios para ambos e o navio afirma que os pacientes estão recuperados.

A escala do navio revela que a embarcação veio de Singapura, porém nos últimos 30 dias esteve em portos chineses, mais precisamente em Hong Kong (23/01), Yantian (22/01), Ningbo (19/01) e Xangai (17/01).

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a Anvisa é a responsável pelo controle sanitário no Porto de Santos, pois é área federal. O Departamento de Vigilância em Saúde de Santos foi notificado pela Anvisa sobre os dois tripulantes com sintomas suspeitos de novo coronavírus no navio, e vai apoiar a investigação epidemiológica na embarcação quando ela atracar no Porto de Santos.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso