Saúde


Saúde de Aracaju rebate Kitty Lima sobre suposta superlotação em UBS


Publicado 16 de janeiro de 2022 às 16:25     Por Fernanda Souto     Foto Reprodução

A deputada estadual Kitty Lima (Cidadania) criticou a prefeitura de Aracaju após um vídeo que circula nas redes sociais mostrar fila e demora para testagem da covid-19 em uma Unidade Básica de Saúde (UBSs) da capital. Neste domingo (16), a parlamentar divulgou a imagem e cobrou agilidade e transparência da gestão municipal.

“As filas nas UBS de Aracaju voltaram a crescer e a população precisa de mais agilidade e transparência da Prefeitura! É inaceitável esperar por horas para fazer teste para Covid, como mostra o vídeo divulgado nas redes. Temos q ficar atentos à subnotificação de casos e cuidar de todos!”, disse a deputada.

Nas últimas semanas, a capital tem registrado altos números de casos diários da covid-19 e da nova variante da gripe, a H3N2, o que aumentou o número de atendimentos em suas UBSs.

Diante da alta de casos de síndromes gripais, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) passou a disponibilizar atendimento aos pacientes em todas as 45 UBSs, além das urgências municipais no Fernando Franco e Nestor Piva. Até esta semana, somando-se às dez UBSs que já realizam testes para detecção da covid-19, outras seis irão disponibilizar a testagem.

Na capital, as unidades que realizam testes de covid-19 são: UBS Onésimo Pinto (Jardim Centenário); UBS Ministro Costa Cavalcante (Inácio Barbosa); UBS Augusto Franco (Farolândia); UBS Cândida Alves (Santo Antônio); UBS José Machado de Souza (Santos Dumont); UBS Santa Terezinha (Robalo); UBS Eunice Barbosa (Coqueiral); UBS Roberto Paixão (17 de Março); UBS Celso Daniel (Santa Maria); e UBS Anália Pina (Almirante Tamandaré).

A população pode escolher, através do Filômetro, ferramenta de monitoramento do fluxo de atendimento na rede de saúde da capital, em qual UBS irá se direcionar para fazer a testagem. Ao AjuNews, a SMS apontou que uma unidade estava sem fila, duas com pouca fila, e outras três com filas moderadas neste domingo (16).



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso