Saúde


Sindimed denuncia falta de plantonistas obstetras em maternidade de Capela


Publicado 13 de abril de 2021 às 20:31     Por Fernanda Souto     Foto Divulgação/ Governo de Sergipe

O Sindicato dos Médicos do Estado de Sergipe (Sindimed) denunciou, novamente, a falta de plantonistas obstetras no Centro Obstétrico Doutora Leonor Barreto Franco, no município de Capela, no Leste Sergipano. A primeira denúncia aconteceu em 2017 e, segundo o Sindimed, “houve poucos avanços e o cenário continua o mesmo” mesmo após quatro anos.

De acordo com o sindicato, a escala médica segue incompleta, e consequentemente em alguns dias as pacientes ficam desassistidas de atendimento médico, sendo assim, encaminhadas para outras localidades por falta de plantonistas.

Como solução, o Sindimed aponta que seria necessária uma escala completa com 14 plantonistas, dois por plantão. Atualmente a escala médica que atende na unidade de Saúde conta apenas com quatro profissionais.

“Nos dias de plantão completo, chega a se formar uma fila de gestantes na porta da maternidade; mas com o fechamento quase que diário pela falta de obstetras, a procura tem diminuído e quando as parturientes chegam, são acolhidas pela equipe de enfermagem e encaminhadas a outras maternidades, se for necessário”, disse o sindicato.

Ainda segundo a associação, a denúncia será encaminhada ao Ministério Público de Sergipe (MP-SE), e em caráter de urgência solicitará uma reunião com a Secretaria Estadual de Saúde (SES) para reivindicar soluções imediatas.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso