Saúde


Varíola dos macacos: entenda sobre o vírus que pode chegar em breve ao Brasil


Publicado 24 de maio de 2022 às 17:19     Por Quesia Cerqueira     Foto Divulgação / Centro de Controle de Doenças

Recentemente a Organização Mundial de Saúde (OMS), confirmou nesta terça-feira (24), 131 casos da disseminação da Varíola dos Macacos em pacientes de pelo menos, 12 países, e investiga mais 106 desde o primeiro paciente relatado no dia 7 de maio no Reino Unido. Um caso foi reportado na Argentina, em Buenos Aires, o caso mais próximo ao Brasil.

A varíola do macaco é uma infecção viral rara que é semelhante à varíola. Ambas as doenças são causadas por vírus da família Orthopoxvirus. A variação é transmitida de animais para humanos e também pode ser transmitida por meio do contato de humano para humano através de secreções ou gotículas. Igual a transmissão do Covid-19.

O vírus geralmente causa uma doença leve, não é tão mortal quanto a varíola e a maioria dos pacientes se recupera em poucas semanas, mas pode se tornar algo mais preocupante. Não há tratamento específico para a varíola do macaco, mas pode ser prevenida com a vacinação.

Sintomas

Em ambas as doenças, o quadro clínico começa de forma semelhante, como febre, calafrios, dor de cabeça, dores musculares, dor nas costas e gânglios linfáticos inchados. Uma erupção cutânea geralmente aparece 3 á 5 dias após o início dos sintomas e pode se espalhar do rosto para o tronco e extremidades.

Tratamento

A varíola foi erradicada graças a uma campanha histórica de vacinação que pôs fim a milhares de mortes causadas pelo patógeno. Como o vírus da varíola do macaco tem relação com a varíola humana, a vacina contra a varíola também se mostrou eficaz para ambas as doenças.

Nesse caso, as pessoas com mais de 55 anos que foram vacinadas contra a varíola humana antes de sua erradicação podem ter uma imunidade considerável contra a varíola dos macacos.

Os tratamentos disponíveis são principalmente paliativos para os sintomas. 

No Brasil

O infectologista e integrante do Corpo Clínico do Hospital São Vicente de Paulo de Passo Fundo (HSVP), Dr. Gilberto Barbosa, o Brasil deve confirmar em breve casos da Varíola dos Macacos. Ele destaca que a intensidade da doença ainda é uma incógnita, mas é muito provável que a varíola chegará em breve ao país.

Segundo o infectologista, isso ocorre porque o mundo é muito dinâmico em suas comunicações, com facilidade de transporte aéreo. Ainda, segundo Barbosa, não é possível especificar se a presença da Varíola dos Macacos no Brasil teria um potencial de disseminação tão grande quanto o da covid, mas todo cuidado é pouco e, aos primeiros sintomas, como dor no corpo e resfriado, é necessário buscar uma unidade de saúde.

Fonte: Rádio Uirapuru



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso


Publicidade
Justiça

Justiça nega recurso de Danielle em ação por danos morais de Edvaldo

Justiça
Mais Lidas


Ao clicar no botão “Aceitar” ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.