O Ministério da Saúde realiza de 23 a 30 uma expedição com base no Polo Base Surucucu, em Alto Alegre (RR). Serão oferecidos 750 procedimentos: consultas (pediatria, clínica médica e saúde da mulher), exames laboratoriais e ultrassonografia no Centro Xapori e em comunidades.
O Ministério da Saúde inicia nesta quarta-feira (23) uma nova expedição de atenção especializada à saúde indígena no território Yanomami, em Roraima. A ação seguirá até o dia 30 e terá como base o Polo Base Surucucu, no município de Alto Alegre (RR).
Atendimentos previstos
- Procedimentos: previsão de 750 procedimentos, entre consultas e exames.
- Consultas: pediatria, clínica médica e saúde da mulher.
- Exames: laboratoriais e ultrassonografias.
Os serviços serão ofertados no Centro de Referência em Saúde Indígena Xapori Yanomami e em comunidades da área de abrangência do Polo Base Surucucu.
“Avaliações, diagnósticos e acompanhamento poderão ser realizados no próprio território. A estratégia também pretende reduzir remoções evitáveis e fortalecer a capacidade de resposta da rede de saúde indígena”.
Informou o ministério que a expedição pretende reduzir a necessidade de remoções sanitárias e ampliar a resolutividade dos atendimentos no território.
Públicos prioritários
- Crianças: com histórico de doenças respiratórias, infecções recorrentes e desnutrição.
- Gestantes e mulheres: em idade reprodutiva, com necessidade de acompanhamento obstétrico e de saúde da mulher.
- Pessoas com doenças crônicas: que requerem avaliação e seguimento especializado.
- Pacientes com agravos respiratórios: casos que demandam acompanhamento específico.
- Indígenas com malária: com prioridade para casos de complicação, recorrência ou que necessitem de avaliação complementar.
- Pessoas aguardando acompanhamento: pacientes que estão em fila para encaminhamento, remoção ou consulta especializada.
“A proposta é dar maior resolutividade à assistência local e favorecer a continuidade do cuidado em articulação com as Equipes Multidisciplinares de Saúde Indígena”.
Destacou a pasta que a iniciativa busca ligar as ações da expedição ao trabalho das equipes locais, garantindo encaminhamentos e retorno de informações para manter a continuidade do cuidado.
Contexto do Polo Base Surucucu
O Polo Base Surucucu integra o Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Yanomami e Ye’kwana e está localizado no município de Alto Alegre (RR). A área abrange aproximadamente 2.544 indígenas, distribuídos em 33 comunidades, majoritariamente do povo Yanomami.
“Áreas serranas, comunidades espalhadas pelo território e forte isolamento geográfico impõem desafios específicos à assistência de saúde na região. O deslocamento ocorre por via aérea, especialmente por helicóptero, condição que interfere na mobilidade das equipes, no transporte de insumos, nas remoções sanitárias e na continuidade da assistência”.
Segundo a pasta, a expedição também terá papel de apoio à investigação de casos de maior complexidade, reduzirá agravos decorrentes de diagnósticos tardios e irá melhorar a comunicação entre os diferentes níveis de atendimento, desde o encaminhamento para serviços especializados até o retorno de informações às equipes locais.
Siga o AjuNews e entre no nosso grupo de notícias de Aracaju.









