Programa vai ao ar às 22h e debate inovação, digitalização e desafios econômicos do Brasil. Jornalista Luciana Barreto apresenta a edição comemorativa.
A TV Brasil leva ao ar, às 22h desta terça-feira (23), o programa Especial Economia e Futuro – 74 anos do BNDES, uma atração que pretende aproximar o público de temas decisivos para o desenvolvimento nacional. Com apresentação da jornalista Luciana Barreto, o conteúdo analisa como as grandes transformações econômicas moldam o presente e apontam caminhos para o futuro do país.
A edição comemora a trajetória do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), criado em 1952, e destaca os principais desafios que o Brasil enfrenta diante da digitalização da economia, das mudanças climáticas e da necessidade de modernizar sua infraestrutura. Para aprofundar o debate, o especial recebe o economista Aloizio Mercadante, presidente do BNDES, e o engenheiro Francisco Gomes Neto, diretor-presidente da Embraer.
Ao longo de uma hora, os convidados revisitam passagens marcantes da história do banco, responsável por financiar projetos de longo prazo, estimular a indústria e impulsionar a inovação no país. O programa também explica a política pública da Nova Indústria Brasil (NIB), iniciativa que pretende acelerar a transição ecológica, reduzir a dependência externa em setores estratégicos e fortalecer cadeias produtivas nacionais.
Preços vistos na Amazon em 12/08 e sujeitos a alteração. Como Associado da Amazon, recebo por compras qualificadas.
“A TV Brasil tem o compromisso de aproximar temas fundamentais da vida dos brasileiros de uma forma clara, acessível e conectada ao cotidiano. O Especial Economia e Futuro reúne convidados importantes para o debate sobre inovação, desenvolvimento econômico e os desafios para o futuro”, afirma a diretora de Conteúdo e Programação da EBC, Guta Ramos.
Repleto de dados visuais, exemplos práticos e linguagem direta, o especial transforma conceitos complexos — como inteligência artificial, economia verde e novos formatos de trabalho — em histórias que dialogam com o dia a dia de quem assiste. A produção relembra ainda casos emblemáticos viabilizados pelo BNDES, de ferrovias a parques de energias renováveis, ressaltando o impacto desses investimentos na geração de empregos e oportunidades.
Produzido em parceria com o BNDES, o programa será transmitido pela TV Brasil em rede nacional e ficará disponível posteriormente em plataformas digitais da emissora, ampliando o alcance do conteúdo. A iniciativa reforça a ideia de que a economia não se resume a planilhas e indicadores: ela está nos transportes, nas cidades, nas inovações tecnológicas e nas decisões que definem o futuro de milhões de brasileiros.
Com a participação de especialistas que acompanham de perto as transformações do mercado, o Especial Economia e Futuro – 74 anos do BNDES convida o público a refletir sobre o papel de um banco de desenvolvimento em tempos de rápidas mudanças globais. Ao celebrar a data, o programa coloca em pauta não apenas o passado, mas as oportunidades que se abrem para o país nas próximas décadas.
Siga o AjuNews e entre no nosso grupo de notícias de Aracaju.








