Mundo
Vulcão Cumbre Vieja volta a lançar cinzas e fumaça; lava se aproxima do mar
O vulcão da ilha espanhola de La Palma, Cumbre Vieja, voltou a lançar cinzas e fumaça, nesta segunda-feira (27). A chegada da lava ao mar provocará a liberação de gás tóxico.
Uma coluna de fumaça branca subiu do vulcão e pesquisadores confirmaram que ele começou a cuspir lava ao mesmo tempo. “É algo normal com este tipo de erupção”, disse o diretor do comitê de resposta Pevolca, Miguel Angel Morcuende. “O vulcão tem períodos de crescimento e períodos de enfraquecimento”, acrescentou.
Outra integrante do comitê, Maria José Blanco, afirmou que níveis mais baixos de gás e um fornecimento reduzido de material dentro da cratera podem ter causado a queda na atividade.
Até o momento, mais de 500 casas foram destruídas devido a lava negra que flui lentamente pelo flanco oeste do vulcão em direção ao mar, desde o dia 19 de setembro. O portal imobiliário espanhol Idealista estimou os danos em cerca de 178 milhões de euros até esta segunda-feira (27).
Cerca de 300 moradores das áreas costeiras de San Borondon, Marina Alta e Baja e La Condesa estão confinados em suas casas, já que o momento do contato entre a lava e o mar provavelmente desencadeará explosões e emitirá nuvens de gás cloro. Nenhuma morte ou ferimento grave foi relatado, mas cerca de 15% da safra de banana da ilha pode estar em risco, colocando em perigo milhares de empregos.
Leia os termos de uso