Política


Alese aprova PL para que Sociedade Cultural ‘Casa do Livro’ de Capela seja Patrimônio Cultural e Imaterial


Publicado 13 de outubro de 2021 às 17:04     Por Fernanda Souto     Foto Reprodução/ Facebook

A Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) aprovou durante sessão plenária, nesta quarta-feira (13), o Projeto de Lei nº 253/2021, de autoria do deputado estadual Francisco Gualberto (PT), que propõe que a Sociedade Cultural ‘Casa do Livro’, localizada em Capela, no Leste Sergipano, seja declarada Patrimônio Cultural e Imaterial do estado.

A sociedade foi fundada no dia 02 de setembro de 1928. Ela estimula a difusão da leitura com a formação de uma sociedade leitora, incentiva a produção literária, a preservação da cultura local e o desenvolvimento intelectual da população.

De acordo com a justificativa da propositura, a entidade também aumenta o conhecimento, o hábito da leitura, aprimora o vocabulário e ajuda na construção textual, seja por prazer ou para se informar, dinamizar o raciocínio e a interpretação.

“A leitura é um componente indispensável no processo de desenvolvimento intelectual, pois tem o poder de nos tornar críticos e reflexivos. Dessa forma, o leitor adquire uma posição ativa em seu processo de aprendizagem, pois percebe que é capaz de se posicionar diante do conhecimento, e também é uma forma de lazer, enriquecimento cultural”, afirmou o deputado Francisco Gualberto.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso