Justiça


TJ-SE lança Cartilha de Segurança de Tecnologia com dicas para evitar golpes cibernéticos


Publicado 26 de outubro de 2021 às 13:57     Por Redação AjuNews     Foto Marcello Casal Jr / Agência Brasil

O Tribunal de Justiça de Sergipe (TJ-SE) divulgou, nesta terça-feira (26), o lançamento de uma Cartilha de Segurança de Tecnologia da Informação e Comunicação. De acordo com o órgão, o objetivo é conscientizar os cidadãos sobre os cuidados necessários no manuseio de dados pessoais, corporativos e judiciais. A publicação traz várias dicas que ajudam o usuário a não cair em golpes cibernéticos.

Segundo a secretária da Tecnologia da Informação do TJ-SE, Denise Martins, a confecção da cartilha atende ao macrodesafio ‘Fortalecimento da Estratégia Nacional de TIC e Proteção de Dados’, constante no planejamento estratégico do Tribunal, e foi aprovada pelo Comitê Gestor de Segurança da Informação do TJSE. A publicação explica como funcionam alguns golpes pela internet e o que significam termos em inglês relacionados a furto de dados.

“Nessa cartilha, elencamos as mais rotineiras situações de insegurança e fornecemos dicas de como melhor proceder em situações do mundo virtual, às quais todos nós hoje estamos sujeitos. Demos publicidade a conceitos técnicos e exemplos de golpes para que sirvam de alerta a todos os usuários internos e externos. Nossa ideia é que a cartilha ultrapasse o âmbito do Tribunal de Justiça”, explicou Denise Martins.

A cartilha foi desenvolvida pela Secretaria de Tecnologia da Informação, com apoio da Diretoria de Comunicação do TJ-SE. O texto traz inúmeras dicas, entre elas não passar informações pessoais para desconhecidos, principalmente senhas; navegar somente em sites seguros; não clicar em links de e-mails suspeitos; não acessar links enviados por desconhecidos através de aplicativos de mensagens; entre outras.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso