Saúde
Sergipe não registra casos da gripe H3N2
O estado de Sergipe ainda não registrou casos da influenza H3N2 informação foi confirmada ao AjuNews pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), nesta quarta-feira (15). Ainda conforme a pasta da Saúde “As amostras processadas para Covid-19 também são processadas para identificação de outros vírus respiratórios e, até o momento, tem sido negativas”, disse.
A SES reforça que a população deve continuar adotando as medidas sanitárias como: evitar aglomeração, higienizar as mãos e o uso de máscara, uma vez que a transmissão dessas virosas acontece por meio de gotículas que ficam suspensas no ar quando a pessoa gripada tosse, fala ou espirra.
Com a variação climática das últimas semanas, cidades como Salvador e Rio de Janeiro já registram surtos de gripe. Em Sergipe, o município de Itabaianinha, Sul do estado, registrou quase 600 atendimentos, em três dias, somente de casos relacionados a síndromes gripais. Procurada pelo Ajunews, a Secretária de Saúde de Aracaju (SMS) informou que todo o estoque de vacina contra Influenza já foi utilizado.
Segundo dados do boletim da Fiocruz, mais de 10 estados registraram alta dos casos de síndrome respiratória aguda grave provocada pelo vírus da gripe. Com a crescente de notificações aliado a uma adesão da vacinação contra a influenza, especialistas alertam para os riscos de um surto simultâneo de gripe e Covid-19, já que a presença da variante Ômicron foi detectada no país.
Leia os termos de uso