Política


‘Atendimento médico em UBSs é regido por demorômetro’, afirma Linda Brasil sobre Nestor Piva


Publicado 05 de janeiro de 2022 às 12:22     Por Larissa Barros     Foto Reprodução / Twitter/ @lindabrasil

A superlotação de hospitais com casos de síndromes gripais tem sido motivo de críticas ao sistema de saúde da capital sergipana. Nesta quarta-feira (5), a vereadora de Aracaju, Linda Brasil (PSOL), fiscalizou a situação dos atendimentos no Hospital Municipal Zona Norte Doutor Nestor Piva após denúncias da demora no atendimento.

De acordo com a parlamentar, usuários do sistema afirmaram que apesar da unidade anunciar que o tempo de espera para triagem ser de 10 minutos, algumas pessoas teriam passado quase dez horas aguardando.

“Bem… se o esforço está sendo para que a triagem seja o mais rápida possível, segundo a população, a espera por atendimento médico parece ser regida por um demorômetro. Lembrando que, além da triagem, é necessário ter uma equipe médica”, afirmou Linda.

De acordo com a vereadora, ela irá fazer alguns encaminhamentos na Comissão de Saúde e vai cobrar a Gestão Municipal para melhorar o atendimento nas unidades de saúde.

“Irei fazer alguns encaminhamentos na Comissão de Saúde e estou cobrando da Gestão Municipal, não só neste momento de crise, que se empenhe em melhorar o atendimento no sistema público de saúde, de forma humanizada e organizada, ofertando qualidade na estrutura do serviço”, concluiu.

Até o momento, a prefeitura da capital não divulgou nenhum boletim sobre o número de casos de gripe H3N2 e de síndrome gripal. Segundo a gestão municipal, as quatro unidades destinadas a atendimento de síndromes gripais, UBSs Cândida Alves, localizada no bairro Santo Antônio, e Augusto Franco, na Farolândia e os hospitais municipais Zona Sul e Zona Norte, realizaram 1.896 atendimentos, entre 31 de dezembro de 2021 e 02 de janeiro deste ano.

Leia mais:
Professora Ângela Melo critica SMS por falta de divulgação de dados sobre H3N2



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso