Política
Eliane Aquino anuncia pré-candidatura a deputada federal: “estou pronta para esse desafio”
A vice-governadora de Sergipe, Eliane Aquino (PT), anunciou nesta terça-feira (1º), que será pré-candidata a deputada federal nas eleições deste ano. O anúncio foi feito em suas redes sociais.
“A partir de hoje, seguirei meu mandato de vice-governadora de sergipanas e sergipanos, mas também estarei pré-candidata a deputada federal. Por Sergipe, e pelo Brasil. Estou pronta para esse desafio!”, publicou a vice-governadora.
Ainda na publicação, Eliane fala da sua história. “Chegou o dia, 1° de fevereiro de 2022. Aqui estou, inteira, consciente, ouvindo e sentindo que logo virá um novo caminho. Na decisão de hoje que divido com vocês, muito da minha história e da vida construída aqui, em Sergipe. E tudo da minha visão feminina de mundo, de sociedade e da própria condição da mulher nela. Hoje eu trago a mensagem da mulher que ouviu os sinais sobre atuar livre das amarras e das interferências do machismo, de lutar contra desigualdades e preconceitos”, publicou no seu Instagram.
Em entrevista à Fan FM, a vice-governadora destacou que houveram muitas “especulações e boatos” com relação ao seu nome. “Anunciamos essa informação até para diminuir os boatos envolvendo meu nome. Os burburinhos saíram de todas as formas, que Eliane seria candidata ao governo, que Eliane seria candidata a deputada federal, ao senado. E tudo era especulação”, explicou, informando que colocou o nome à disposição do Partido dos Trabalhadores (PT) e do pré-candidato a presidente, Luiz Inácio Lula da Silva.
Eliane informou que escolheu ser deputada federal devido aos grandes problemas a serem resolvidos no país. “Hoje, nesse cenário dos últimos sete anos que o Brasil está vivendo, estamos passando um grande problema econômico e social em nosso país, além das desigualdades, principalmente com jovens, negros, mulheres, pessoas com deficiência. E sabemos o papel que o congresso nacional tem”, afirmou.
Rogério Carvalho
Ainda durante a entrevista, Eliane comentou sobre a candidatura do senador Rogério Carvalho ao governo do Estado e do “rompimento” do PT com o agrupamento do governador Belivaldo Chagas (PSD). “Claro que não é uma situação confortável. Porque uma é o meu partido, e outra é um projeto que eu entrei através do meu partido. Mas levo isso com tranquilidade. Das vezes que conversei com o governador sempre afirmei que estarei com o PT e todas as vezes ele me fala: ‘eu sei que você tem que estar’. A gente tem uma relação de muito respeito e ele nunca falou absolutamente nada em me incentivar a sair do PT”, disse.
Sobre a sua relação com Rogério Carvalho e da sua pré-candidatura, Eliane afirma que não há marcas. “Estamos em primeiro lugar defendendo a candidatura para o Projeto Lula. A partir daí as outras decisões serão tomadas”. Questionada se Rogério é o melhor nome para candidatura do governo pelo PT, Eliane responde: “Qualquer nome do PT vai ser o melhor nome em todos os momentos”.
Leia mais:
‘Chances de vitória são boas’, afirma Rogério Carvalho ao confirmar candidatura para o Governo de Sergipe
Rogério Carvalho e Lula se reúnem após encontro do ex-presidente com Belivaldo Chagas
Leia os termos de uso