Política
Bolsonaro inicia viagens pelo Nordeste para tentar reverter rejeição na região
O presidente Jair Bolsonaro (PL) iniciou o roteiro de viagens pelo Nordeste do país, nesta terça-feira (8). O mandatário deve visitar o Ceará, Pernambuco e Rio Grande do Norte. Até o momento, não há previsão de ida à Sergipe. As viagens são parte de um movimento do chefe do Executivo nacional de se aproximar da região que mais o rejeita, de acordo com as pesquisas de intenção de voto.
De acordo com um levantamento feito pelo Datafolha em de dezembro de 2021, Bolsonaro estava com 17% de intenções de voto no Nordeste, ante 61% de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
O Nordeste é a única região em que o atual presidente foi derrotado por Fernando Haddad (PT) no segundo turno das eleições de 2018. Na disputa, ele conquistou 30% dos votos, enquanto o petista teve 69%. Agora, em sua campanha pela reeleição, Bolsonaro busca conseguir mais apoio dos nordestinos.
A viagem também acontece após Bolsonaro ter feito comentários equivocados sobre a região. Durante a tradicional live que faz semanalmente nas redes sociais, ao falar sobre a revogação de decretos de luto oficial, Bolsonaro errou o local de nascimento de Padre Cícero, religioso venerado no Nordeste. Em seguida, ao conversar com assessores, os chamou de “pau de arara”, expressão considerada pejorativa.
Leia os termos de uso