Saúde
Aracaju já vacinou mais de 560 mil pessoas contra covid-19; confira intervalo entre doses
Após tomar a primeira dose da vacina contra a covid-19, é preciso ficar atento aos intervalos entre a segunda e terceira aplicação do imunizante. Até o momento, Aracaju vacinou 560.690 pessoas durante a primeira fase, o que corresponde a 89,75% da população apta para a vacinação.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a capital sergipana trabalha com quatro imunizantes, conforme distribuição do Ministério da Saúde. Para quem recebeu a primeira dose de Coronavac, a segunda dose deve ser administrada após 28 dias. A terceira dose ou dose de reforço é recebida com quatro meses da segunda dose.
Para quem recebeu a primeira dose de AstraZeneca, a segunda aplicação é após 56 dias. A terceira dose ou dose de reforço é apenas depois de quatro meses da segunda.
Os imunizados com a primeira dose de Pfizer e acima de 12 anos, a segunda dose é com 21 dias, para os que têm de 05 a 11 anos, a segunda dose é com 56 dias. Já a terceira dose ou dose de reforço é com quatro meses da segunda, para os que têm mais de 18 anos, ou de 12 a 17 anos e é imunocomprometido.
Apenas os imunizados com a dose única de Janssen, precisam tomar dose de reforço após quatro meses. Atualmente, Aracaju já imunizou 561.723 pessoas. Desde o início da pandemia de covid-19, a capital sergipana registrou 149.093 casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus e 2.512 mortos.
Leia os termos de uso