Saúde


Estoque de sangue do IHHS de Lagarto está em situação crítica; saiba como doar


Publicado 22 de março de 2022 às 14:44     Por Fernanda Souto     Foto Divulgação/ Governo de Sergipe

O estoque de sangue do Instituto de Hematologia e Hemoterapia de Sergipe (IHHS), em Lagarto, no Centro Sul Sergipano, está em estado crítico. Para alguns tipos sanguíneos a situação é de emergência, como o caso do grupo “O” negativo, que encontra-se zerado. Ao AjuNews, o responsável pelo banco de sangue do município, Júnior Melo, afirmou que a situação se agravou devido à pandemia da covid-19.

De acordo com o enfermeiro, em consequência da doença, o banco de sangue está com baixo estoque e alta demanda de transfusões diárias. “Desde crianças internadas, pacientes em tratamento contra o câncer, pacientes cardíacos, pacientes em tratamento contra a covid-19, e outros em estado grave”, disse o Instituto em comunicado nas redes sociais, nesta terça-feira (22).

Conforme divulgado pela unidade, estão em estado crítico os seguintes tipos sanguíneos: A positivo e negativo, B negativo e O positivo. O B e o AB negativos estão regulares, enquanto apenas o AB positivo encontra-se em nível adequado.

Ao site, Melo ainda frisou que a doação é um gesto simples que pode ser feito em apenas dez minutos para salvar até quatro vidas.

Saiba como doar
Para doar sangue é preciso estar em boas condições de saúde; ter entre 16 a 69 anos; ter em mãos um documento original com foto emitido por órgão oficial; ter se alimentado bem (não ingerir leite e derivados, frituras e alimentos gordurosos 4 horas antes da doação); não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes da doação; ter repousado no mínimo 8 horas antes da doação; e não fumar 2 horas antes da doação. Além disso é preciso estar acima de 50Kg de peso corpóreo.

Sobre o Instituto
O IHHS é um banco de sangue que possui 13 anos de atuação no estado de Sergipe, com certificado de acreditação Organização Nacional de Acreditação (ONA). Os hospitais conveniados são: Hospital Primavera; Hospital São José; Hospital Renascença; Hospital do Coração; Hospital do Rim; Hospital Cirurgia; Hospital Gabriel Soares; Hospital da Unimed; Hospital e maternidade Santa Helena; Hospital e maternidade Sempre Viva; Clínica São Camilo; Clínica Diaverum; e Urgência do Ipes.

Saiba onde doar:
Em Aracaju: Rua Guilhermino Rezende, 187. Salgado Filho (De segunda a quinta das 7h às 17h, sexta até 16h e sábado de 8h à 12h);

Em Lagarto: Centro Médico José Vieira Filho. Praça Filomeno Hora, número 52, centro (1º piso). (De segunda a sexta, das 7h às 13h);

Em Itabaiana: Maternidade São José, Centro. (De segunda a sexta, de 8h às 14h);

Em Nossa Senhora do Socorro: Shopping Prêmio, lojas 164 e 165. (De segunda a sábado, de 11h às 19h).

 

 

 



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso