Eleições
Título de eleitor: Saiba como regularizar ou fazer primeira via
O prazo para pedir a primeira via do título de eleitor ou regularizá-lo a tempo de votar nas eleições deste ano é até o dia 4 de maio. Todos os brasileiros a partir de 16 anos podem fazer o procedimento pela internet, por meio do Título Net, ou em fóruns e cartórios eleitorais.
De acordo com o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Edson Fachin, 445.553 jovens com idade entre 15 e 18 anos emitiram o seu título de eleitor no mês de março. Ainda segundo o ministro, em fevereiro, foram registrados 349.160 novos eleitores nesta faixa etária.
O primeiro turno da votação está marcado para o dia 2 de outubro. Enquanto que o segundo turno, caso precise, ocorrerá em 30 de outubro, último domingo do mês.
Como fazer o título via internet
Para regularizar a situação do título de eleitor ou a retirada da primeira via do documento é preciso fazer uma solicitação pelo sistema Título Net, no Portal do Tribunal Superior Eleitoral(TSE). É necessário anexar documento oficial com foto, comprovante de residência, comprovante de pagamento de débito com a Justiça Eleitoral e comprovante de quitação do serviço militar.
Já para tirar o documento pela primeira vez, é preciso informar, na página de requerimento do sistema Título-Net, a unidade da federação em que reside, e informações sobre a digitalização dos documentos necessários para a solicitação. São eles: uma foto tipo selfie segurando um documento de identificação; comprovante de residência atualizado; certificado de quitação de serviço militar, para homens de 18 a 45 anos.
Na página do “Título de Eleitor”, ao solicitar a primeira via, a pessoa precisa selecionar a opção “não tenho” para prosseguir com o atendimento. Logo após, os documentos serão analisados pela Justiça Eleitoral.
Os que desejam realizar alguma alteração no cadastro eleitoral devem averiguar a situação com a Justiça Eleitoral, também pela internet. Além disso, é preciso acessar o sistema Título-Net, solicitar requerimento para o atendimento desejado e enviar a documentação necessária para regularização.
Outra forma de consultar pendências com a Justiça Eleitoral é através do aplicativo e-Título. A ferramenta também pode ser utilizada como título eleitoral digital, substituindo o documento em papel no dia das eleições.
Saiba mais através do vídeo:
Leia os termos de uso