Saúde


Saúde anuncia fim da Emergência Pública de importância Nacional para covid-19


Publicado 18 de abril de 2022 às 07:36     Por Peu Moraes     Foto Walterson Rosa/ Ministério da Saúde

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou que o governo federal deve decretar nos próximos dias o fim do estado de Emergência em Saúde Pública de importância Nacional (Espin) para pandemia do novo coronavírus (covid-19). O pronunciamento foi na noite deste domingo (17).

No pronunciamento, Queiroga disse que mais de 73% da população brasileira completou o esquema vacinal e cerca de 71 milhões de doses de reforço foram aplicadas.

“Graças à melhora do cenário epidemiológico, à ampla cobertura vacinal da população e à capacidade de assistência do SUS, temos hoje condições de anunciar o fim da Emergência de Saúde Pública de Importância Nacional, a Espin. Nos próximos dias, será editado um ato normativo disciplinando essa decisão”, afirmou o chefe pasta da Saúde.

Queiroga acrescentou, no entanto, que a medida não “significa o fim da covid-19 no país”. “Continuaremos a conviver com o vírus. O ministério da Saúde permanece vigilante e preparado para adotar todas as ações necessárias para garantir a saúde dos brasileiros”, finalizou.

O ministério da Saúde não tem competência para decretar o fim da pandemia, determinada 11 de março de 2020 pela Organização Mundial da Saúde. Mas o presidente da República, Jair Bolsonaro (PL) vinha defendendo o fim da Espin.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso