Saúde


Aracaju inicia campanha contra poliomielite e multivacinação para crianças e adolescentes


Publicado 08 de agosto de 2022 às 16:00     Por Quesia Cerqueira     Foto Reprodução / Marcelo Camargo / Agência Brasil

A Campanha Nacional de Poliomielite e de Multivacinação para atualização da Caderneta de Vacinação das crianças de 5 anos e para adolescentes menores de 15 anos iniciou nesta segunda-feira (8), em Aracaju. As doses estarão disponíveis em todas as unidades básicas de saúde até o dia 9 de setembro, das 8h às 16h.

No dia 20 de agosto, será realizado o Dia D para atingir a população alvo da campanha e assegurar que o grupo será devidamente atendido.

A coordenadora do Programa de Imunização da SMS, Larissa Ribeiro o objetivo da campanha é manter Aracaju livre da poliomielite, “E empreender esforços para a erradicação da doença, além de atualizar a situação vacinal, proteger a população contra as doenças imunopreveníveis e reduzir o número de não vacinados. A meta é vacinar, no mínimo, 95% das crianças de 1 a menores de 5 anos de idade contra a poliomielite, além de reduzir o número de não vacinados de crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade, melhorando assim as coberturas vacinais”, disse 

Esquema vacinal

A campanha contra a poliomielite tem como grupo-alvo as crianças menores de 5 anos de idade, totalizando 33.137 crianças. Para as crianças menores de 1 ano de idade, as vacinadas serão conforme a situação vacinal encontrada para esquema primário, e as crianças de 1 a 4 anos deverão ser vacinadas indiscriminadamente com a Vacina Oral Poliomielite (VOP), desde que já tenham recebido as três doses de Vacina Inativada Poliomielite (VIP) do esquema básico. As crianças menores de 1 ano de idade (até 11 meses e 29 dias) deverão ser vacinadas conforme as indicações do Calendário Nacional de Vacinação, com a VIP.

Na multivacinação a população-alvo serão as crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade, não vacinados ou com esquemas vacinais incompletos, de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação.

Documentos

Para atualizar o cartão vacinal infantil, os pais ou responsáveis devem levar a criança até a unidade mais próxima à sua residência, com documento com foto, certidão de nascimento da criança ou adolescente e cartão de vacinação.

Vacinas disponíveis

As vacinas ofertadas são: BCG; Hepatite B; Penta; Polio inativada; Polio Oral; Rotavírus; Pneumocócica; Meningocócica C; Tríplice viral (SCR – sarampo, caxumba e rubéola); Tetra viral (SCRV – sarampo, caxumba e rubéola e varicela); DTP; Hepatite A; Varicela; Difteria e tétano adulto; Meningocócica ACWY; HPV quadrivalente; e dTpa.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso