Saúde
Aracaju confirma segundo caso de malária em menos de uma semana, afirma SMS
A capital sergipana registrou o segundo caso de malária em menos de uma semana. A informação foi confirmada pela secretária de Saúde de Aracaju, Waneska Barboza, nesta segunda-feira (8).
De acordo com Waneska, o novo caso foi confirmado no domingo (7), após a realização de exames em uma pessoa que buscou uma Unidade Básica de Saúde por apresentar sintomas da doença. A paciente teria chegado há poucos dias de Porto Velho, em Rondônia.
O bairro da paciente não foi informado pela secretaria de saúde, mas será realizado o serviço de fumacê costal e limpeza da área.
A malária é uma doença infecciosa febril aguda, causada por protozoários do gênero Plasmodium transmitidos pela picada da fêmea infectada do mosquito do gênero Anopheles, também conhecido como mosquito-prego.
Os sintomas mais comuns da malária são: febre alta; calafrios; tremores; sudorese; dor de cabeça, que podem ocorrer de forma cíclica. No entanto, muitas pessoas, antes de apresentarem estas manifestações mais características, também sentem náuseas, vômitos, cansaço e falta de apetite.
Leia mais:
SMS confirma caso de malária em Aracaju
Leia os termos de uso