Saúde
Primeiro transplante de rim em hospital público de Sergipe foi um sucesso, diz equipe médica
O primeiro transplante de rim em um hospital público em Sergipe foi considerado um sucesso pela equipe médica do Hospital Universitário de Aracaju, nesta quinta-feira (6).
O paciente renal recebeu um rim da esposa. Ambos têm 55 anos. Segundo o coordenador de Transplantes do Hospital Universitário de Aracaju, Dr. Ricardo Bragança, o procedimento durou cerca de 3h30.
“Foi um sucesso e o pós operatório dele é excelente. Ele já dá sinais de melhora na função renal. Todo o trabalho do transplante é muito técnico, tudo foi muito planejado, muito preparado e a cirurgia aconteceu sem nenhuma intercorrência”, detalhou Bragança.
De acordo com o coordenador, paciente renal se recupera na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), enquanto sua esposa está em um apartamento. Ela se enquadra em situação de cirurgia comum, para retirada de rim.
O superintendente do HU de Aracaju, Dr. Dalmo Correia, destacou que agora pacientes renais vão poder passar pelo transplante perto de suas famílias.
“Nós inauguramos hoje uma nova era. É muito importante porque estar junto de sua família no pós operatório é algo que faz toda diferença em qualquer procedimento cirúrgico”, disse.
A secretária de Saúde de Sergipe, Mércia Feitosa, informou que a pasta está em tratativa em andamento para que o Hospital Cirurgia possa em breve estar realizando transplante de fígado.
Em Sergipe, aproximadamente, 1500 pessoas fazem alguma modalidade de diálise, o preconizado é 50% estejam inscritos em lista para transplante e uma média de 700 pessoas esperando transplante renal.
Leia os termos de uso