Política
Luciano Bispo dialoga com prefeitos sobre Plano de Desenvolvimento Costeiro
O presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), deputado Luciano Bispo (PSD), se reuniu com prefeitos, autoridades judiciárias e procuradores de oito municípios que compõem o Litoral Norte do Estado a fim de tratar sobre a construção do Plano de Desenvolvimento Costeiro (PDC). O projeto é idealizado pela Alese.
O PDC é fruto do Plano de Desenvolvimento Sustentável de Sergipe (PDES), ferramenta que aponta caminhos para maior impulsionar o desenvolvimento econômico do Estado. Segundo o coordenador do PDC, Marcelo Barberino, a pesquisa que gerou o PDES apontou a ausência de um instrumento de zoneamento, que seria o Zoneamento Econômico-Ecológico Costeiro (ZEEC) do Estado. O coordenador relatou que a falta desse instrumento torna-se um grande impeditivo para o desenvolvimento local dos vários municípios que compõem os litorais do Estado: Sul, Norte e Centro.
“Nós estamos reunidos hoje com os gestores dos municípios do Litoral Norte, depois vamos nos reunir com os gestores do Central. Este plano está sendo construído a várias mãos, ele não é um plano apenas de um governo, mas um plano de Estado, pensando no desenvolvimento e no avanço de nosso Estado”, afirmou Barberino.
Com isso, o presidente da Alese defendeu a importância da existência de um plano que dê foco à cadeia produtiva local e o quanto elas podem ser potencializadas, dentro dos princípios básicos da sustentabilidade. Ele afirmou que o PDC é um presente para Sergipe.
“É uma continuação do Plano de Desenvolvimento para Sergipe. Agora nós estamos falando do desenvolvimento Costeiro do Estado em várias regiões: norte, sul e centro, para que cada município possa ter a noção da sua capacidade, de onde pode ir e até onde pode chegar para gerar emprego e renda para o seu município. O plano é importantíssimo para o estado de Sergipe, nós ficamos aqui muito gratos pela entrega desse diagnóstico, e quero parabenizar todos os que estão participando com o maior entusiasmo, pensando no melhor para Sergipe”, externou Bispo.
Leia os termos de uso