Economia


Sergipe tem aumento de caixa em R$14 mi em relação a 2022 apesar de ações do governo federal, avalia secretária da Fazenda


Publicado 02 de março de 2023 às 08:20     Por Dhenef Andrade     Foto Jadilson Simões / Assembleia Legislativa de Sergipe

A Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) recebeu, nesta quarta-feira (1), a secretária de estado da Fazenda, Sarah Andreozzi, para prestação de contas da pasta referente ao terceiro quadrimestre de 2022. Segundo a análise da pasta, o Estado está em superavit, quando há mais arrecadação do que despesas, mas com perdas em relação ao ano anterior.

Andreozzi explicou que houve maior investimento e diminuição da arrecadação em razão de ações realizadas pelo Governo Federal. “A saúde financeira do estado está equilibrada, a receita em geral cresceu 6,99%, a despesa, em termos reais, cresceu 11,7%. De qualquer forma, conseguimos um superavit fiscal de R$ 14 milhões, um pouco inferior ao superavit do ano anterior, isso muito em decorrência do investimento. Fizemos um montante de investimento significativo em 2022, mais que o dobro que em 2021. Estamos cumprindo todos os mínimos tanto para educação quanto para saúde”, falou.

Ela apontou a Emenda Constitucional Nº 119, que retirou a possibilidade de responsabilizar os Estados pelo descumprimento dos mínimos da educação em 2021 em razão da pandemia do novo coronavírus. Neste ano, a despesa com educação foi de 22,32% em relação à receita, o que foi compensado em 2022 com despesa de 27,34%, sendo mínimo exigido de 25%.

Ainda de acordo com a secretário, o foco para o ano de 2023 é o equilíbrio fiscal. “E é importante a gente deixar claro que equilíbrio fiscal não é sobra, então vamos tentar melhorar a eficiência do gasto público, tentar entregar trabalhos melhores para a sociedade e mantendo as contas em dia”.

O reajuste dos servidores está sendo avaliado, mas dentro do equilíbrio fiscal. “A gente está tentando imprimir um novo ritmo de pagamento, sem atrasos”.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso