Política
Quatro partidos da base de Edvaldo somam 83,3% do parlamento da Câmara de Aracaju
Encerrado o prazo neste sábado (4) para as filiações partidárias, com o fechamento da “janela eleitoral”, a reportagem do portal Aju News fez um levantamento sobre a nova configuração da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) e concluiu que 83,3% dos atuais mandatários estão na base aliada do prefeito Edvaldo Nogueira (PDT), que buscará a reeleição este ano. Apenas quatro parlamentares estão filiados em partidos que fazem oposição à atual gestão.
O maior exemplo de fortalecimento está no PSD do governador Belivaldo Chagas. A legenda, que já tinha os vereadores Nitinho, Zé Valter e Evando Franca, acaba de filiar os mandatários Dr. Gonzaga, Dr. Manuel Marcos, Juvêncio Oliveira, Palhaço Soneca, Américo de Deus, Bigode do Santa Maria e Zezinho do Bugio. Também se filiou o ex-deputado e ex-vereador Adelson Barreto Filho.
Outro partido que ganhou “musculatura” nessa janela eleitoral. Além de garantir a permanência do vereador Jason Neto (PDT), os pedetistas filiaram nesse período os vereadores Vinícius Porto, Isac, Seu Marcos e Anderson de Tuca. Também chegam ao partido os pré-candidatos Everton Souza (candidato de Jackson Barreto), o comunicador Marcos Aurélio Costa (candidato de Luciano Bispo) e o ex-deputado federal Mendonça Prado.
Mais uma legenda que está na base aliada do prefeito e agora conta com quatro vereadores é o PSC. Gerido pelo empresário Clóvis Silveira, o partido filiou os vereadores Fábio Meireles, Cabo Didi, Thiaguinho Batalha e Pastor Alves. Também chegam os pré-candidatos Bertulino Menezes, Jailton Santana, Daniela Fortes, Moura do Augusto Franco, dentre outros.
Para completar a maioria absoluta de Edvaldo Nogueira na CMA, seu ex-partido, o PCdoB manteve filiado o vereador Antônio Bittencourt e filiou o militante político Anderson Defon (pré-candidato do deputado estadual Francisco Gualberto). Também estão lá os ex-vereadores Augusto do Japãozinho e Moritos Matos, além do Gordinho do Povo e do professor Otávio Sales.
Oposição
Partido da delegada e pré-candidata a prefeita de Aracaju, Daniele Garcia, o Cidadania se reforçou com a filiação do vereador Lucas Aribé. Também estão filiados uma candidata da causa animal (lançada pela deputada Kitty Lima), Sheila Galba (defensora dos pacientes oncológicos), e o Sargento Vieira (defensor das pautas ligadas à Polícia Militar, ao Corpo de Bombeiros e demais segmentos da sociedade).
Outra “novidade” foi a ida do vereador Cabo Amintas, que saiu do PTB e foi para o PSL, ambos partidos comandados politicamente em Sergipe pelo deputado estadual Rodrigo Valadares. Por sua vez, o PSB manteve o vereador Elber Batalha, como também fez o Patriotas, sobre a filiação da vereadora Emília Corrêa, que chegou a ser cotada para disputar a Prefeitura de Aracaju.
Leia os termos de uso