O ex-presidente Jair Bolsonaro foi submetido a uma cirurgia no ombro direito na manhã de sexta-feira, 1º de maio, no hospital DF Star, em Brasília, e passa por observação médica.
Procedimento e estado pós-operatório
De acordo com o boletim médico divulgado por volta das 14h, Bolsonaro realizou cirurgia artroscópica para reparo do manguito rotador do ombro direito. A equipe médica informou que o procedimento ocorreu sem intercorrências.
O comunicado acrescenta que, no momento, o paciente encontra-se internado para controle da dor e observação clínica. Em outra nota inicial havia referência à observação na unidade de terapia intensiva.
Equipe que acompanhou a cirurgia
A cirurgia foi conduzida por uma equipe composta pelo ortopedista Alexandre Firmino Paniago, atuando como cirurgião de ombro; pelo cirurgião geral Claudio Birolini; pelos cardiologistas Leandro Echenique e Brasil Caiado; e com Allisson B. Barcelos Borges na função de diretor geral do hospital.
Autorização e justificativa médica
A realização do procedimento contou com autorização do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), após manifestação favorável do procurador‑geral da República, Paulo Gonet. Exames e laudo fisioterapêutico anexados ao processo apontavam a necessidade da intervenção para reparar lesões na região do ombro.
Situação processual e internação anterior
Por decisão do ministro, de 24 de março, Bolsonaro cumpre prisão domiciliar humanitária. A internação atual ocorreu no mesmo hospital privado da capital federal onde ele esteve internado anteriormente para tratamento de pneumonia bacteriana.
Em setembro de 2025, o ex‑presidente foi condenado pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal a 27 anos e 3 meses de prisão na ação penal referente à trama golpista.
O boletim médico segue sendo a fonte das informações divulgadas pela equipe de saúde que acompanha Bolsonaro, que permanece em observação clínica em decorrência do procedimento realizado.
Siga o AjuNews e entre no nosso grupo de notícias de Aracaju.









