SERGIPE — O Hemocentro de Sergipe (Hemose), gerido pela Fundação de Saúde Parreiras Horta (FSPH), estará aberto para receber doadores neste sábado, 23, das 7h às 11h, em ação para recompor estoques sanguíneos em baixa.
- Abertura excepcional da unidade neste sábado (23) para ampliar o acesso de voluntários.
- Tipos mais afetados no momento: A-, A+, AB-, O- e O+.
- Cada doação pode beneficiar até quatro pessoas.
- Requisitos: 16 a 69 anos, peso acima de 50 kg, sem sintomas de gripe/resfriado.
- Orientações: comparecer bem alimentado, levar documento com foto, dormir ao menos 6 horas e evitar álcool 12 horas antes.
Por que abrir no fim de semana
A iniciativa visa facilitar a doação por quem trabalha durante a semana e aumentar o número de bolsas disponíveis para a rede hospitalar sergipana. A ação busca garantir transfusões para pacientes em tratamento oncológico, vítimas de acidentes, cirurgias e portadores de doenças hematológicas.
Estoques críticos
O Hemose informa que os estoques estão frequentemente em estado crítico, com os tipos A-, A+, AB-, O- e O+ sendo os mais afetados no momento. Em razão disso, a unidade reforça o apelo à doação voluntária.
“Estamos com os estoques em baixa e precisamos da solidariedade dos doadores para reequilibrar o banco de sangue e garantir o atendimento aos pacientes que dependem das transfusões diariamente. A abertura neste sábado é mais uma oportunidade para que as pessoas possam contribuir com esse gesto que salva vidas.” — Florita Aquino, gerente de Coleta do Hemose
Quem pode doar
Podem ser doadores pessoas entre 16 e 69 anos que pesem mais de 50 quilos e estejam em boas condições de saúde, sem sintomas de gripe ou resfriado. No dia da doação, é obrigatório apresentar documento oficial com foto e estar bem alimentado. Na noite anterior, recomenda-se dormir pelo menos seis horas e não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas que antecedem a coleta.
As informações sobre a mobilização foram divulgadas pela Secretaria de Saúde de Sergipe (SES-SE).
Acompanhe mais sobre saúde na editoria de Saúde.
Siga o AjuNews e entre no nosso grupo de notícias de Aracaju.









