Saúde
Covid-19: Unidade para atendimento exclusivo em Sergipe recebe primeiros pacientes
A Unidade de Atendimento Crítico (UAC), montada exclusivamente para atender casos do novo coronavírus (covid-19), no Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE), em Aracaju, recebeu neste fim de semana os primeiros pacientes. Uma mulher com caso confirmado de coronavírus está na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Outras três pessoas encontram-se internadas na enfermaria, dois com covid-19 e uma suspeita. A informações foram divulgadas pelo Governo do Estado, nesta segunda-feira (20).
“Conseguimos reduzir a quantidade de pacientes no Pronto Socorro do Huse, uma ala que tínhamos quase 120 pacientes que é a Ala Azul, hoje nós temos 30 pacientes internados, o trauma reduziu muito e isso é consequência das pessoas ficando em casa, evitando acidentes e os corredores do Huse livres em sua grande maioria no pronto Socorro do Huse, isso ajuda muito a estrutura que foi montada pelo Estado que é uma Unidade específica para pacientes com o vírus”, disse o diretor do Huse, Wagner Andrade.
Foram instalados 10 leitos exclusivos para atendimento aos pacientes graves. Além disso, a enfermaria tem mais dez leitos para receber os pacientes que estiverem saindo da UAC. A equipe para esse atendimento é composta por 25 técnicos de enfermagem, cinco enfermeiros, dois médicos e cinco fisioterapeutas.
Wagner alerta que a UAC atende pacientes que chegam, exclusivamente pelas unidades de saúde (hospitais regionais, unidade de pronto atendimento). “O Huse é uma retaguarda. É importante que haja a confirmação do caso antes de vir aqui para o Hospital, senão a gente vai começar a ocupar leitos com casos suspeitos”, ressaltou.
Leia os termos de uso