Política


TCU aponta falhas do governo federal no combate à covid-19


Publicado 25 de junho de 2020 às 12:23     Por Roberta Cesar     Foto Reprodução / Agência Brasil

O Tribunal de Contas das União (TCU) apresentou, nesta quarta-feira (24), um relatório que aponta falhas na administração e na política de comunicação do governo federal no combate à pandemia do novo coronavírus (covid-19). As informações foram publicadas pela Reuters.

De acordo com o documento, após obter respostas dos representantes do Centro de Coordenação de Operações do Comitê de Crise para Supervisão e Monitoramento dos Impactos da covid-19 (CCOP) sobre informações pedidas, o TCU observou a ausência de uma diretriz estratégica para combater a proliferação do vírus, além da falta de um tratamento mais adequado, “como denota a saída de dois ministros da Saúde num intervalo de um mês, durante a maior pandemia deste século” frisou.

Segundo a publicação, entre as fragilidades do governo que o documento apontou, está a falta de critérios para dar prioridade às regiões que mais necessitam da construção de hospitais de campanha. Com isso, o TCU avalia que essa falha pode levar ao surgimento de planos estratégicos locais de Estados e municípios, que “podem estabelecer cursos de ação não socialmente ótimos, como o superdimensionamento nas compras de equipamentos para combate à covid-19, a construção de hospitais de campanha sem dados demográficos e sanitários que a embase e o decretamento do isolamento social além ou aquém do estritamente necessário”.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso