Saúde


Sergipe é um dos estados brasileiros em ascensão da covid-19


Publicado 26 de junho de 2020 às 11:21     Por Roberta Cesar     Foto Felipe Goettenauer / Prefeitura de Aracaju

Um estudo realizado por pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), divulgado nesta quinta-feira (25), revelou que, Sergipe está entre os estados em ascensão novo coronavírus (covid-19). As informações foram publicadas pelo jornal o Globo, nesta sexta-feira (26).

A análise mostra que mesmo que a semana com maior número de casos confirmados e mortes pelo já tenha passado, nenhum estado do país apresentou sinais de diminuição na proliferação do vírus.

Além de Sergipe, segundo o levantamento, os estados do Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte e Rondônia tiveram na semana 24 a maior concentração de casos,ou seja, nesses locais, a pandemia está em ascensão.

De acordo com os cientistas, este cenário compreende um tipo de platô, que representa um alto patamar de transmissão, que pode se estender indefinidamente. A Fiocruz alerta sobre a permanência do alto número de casos e mortes no Brasil.

“A diminuição dos atendimentos de casos graves e, consequentemente, o aumento da disponibilidade de leitos de UTI [Unidade de Terapia Intensiva] é um dos critérios que devem ser considerados para se adotar medidas de relaxamento, mas não o único. O comportamento das curvas de casos e óbitos, o ritmo e a tendência do contágio, além de expansão da capacidade de testagem para identificar casos e isolar e rastrear os contatos devem ser considerados como alicerces para a retomada das atividades econômicas”, ressalta.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso