Cultura


Professores lançam livro virtual em comemoração ao bicentenário da emancipação política de Sergipe


Publicado 22 de julho de 2020 às 15:25     Por Roberta Cesar     Foto Divulgação

Os professores Antônio Wanderley de Melo Corrêa e Marcos Vinícius Melo dos Anjos lançaram um livro virtual (ebook) em homenagem ao Bicentenário da Emancipação Política de Sergipe. O livro “A Emancipação Política de Sergipe” conta como ocorreu a sequência de acontecimentos que levaram à autonomia política de Sergipe.

Por causa do distanciamento social imposto pela pandemia do novo coronavírus (covid-19), os autores optaram por produzirem um livro virtual (ebook). O livro está disponível no site da Amazon (clique aqui).

O texto do livro possui características didáticas, ou seja, para uso de professores e estudantes do Ensino Fundamental, mas pode ser lido por qualquer pessoa de diferentes faixas etárias e níveis educacionais.

Na apresentação, Antônio Wanderley e Marcos Vinícius avaliam a dimensão dos acontecimentos trazidos no texto: “Entendemos que a luta pela Emancipação Política foi a primeira manifestação coletiva de sergipanidade. Ao estudarmos a produção historiográfica sobre o tema, percebemos a incoerência do senso comum em afirmar que “Sergipe pertenceu à Bahia”, frisam os autores.

Eles ainda complementam afirmando que: “Constatamos que a Capitania de Sergipe d’El Rei, desde a sua criação em 1590, nunca pertenceu ao atual estado vizinho. Determinados fatos históricos levaram Sergipe à condição de capitania subalterna à Bahia. (…). Ainda trabalhamos um tema histórico correlato, que foi a longa questão de limites entre Sergipe e Bahia, resultando em grandes perdas territoriais para o nosso estado”, destacam no livro.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso