Saúde
População pode agendar consultas e exames no SUS de forma virtual em Aracaju
A população aracajuana pode, a partir desta quarta-feira (12), agendar consultas, exames e ter acesso a outros serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) através do Portal da Saúde e do aplicativo “Mais Saúde Cidadão”. As plataformas podem ser acessadas por dispositivos móveis.
Para ter acesso ao portal e ao aplicativo “Mais Saúde Cidadão”, o usuário deve realizar um cadastro ou atualização de dados, através do portal da prefeitura de Aracaju, onde há, na área central, um banner que direciona para o Portal da Saúde. Após o procedimento, as informações serão analisadas pela Secretaria da Saúde para que o acesso seja liberado.
Quando estiver com a senha, o cidadão poderá acessar as funções do portal e aplicativo, tanto pelo computador, quanto pelo celular. O cadastro é individual e, em caso de menores de 18 anos, pais ou responsáveis deverão realizar os cadastros, ficando automaticamente responsáveis pelos agendamentos dos procedimentos dos dependentes.
A secretária da Saúde, Waneska Barboza, explicou que o primeiro acesso ao portal deve ser feito através do site da prefeitura. “Na página inicial, ele fará um cadastramento, anexando documentos de identificação com foto e comprovante de residência. Com a apresentação destes documentos e o preenchimento do formulário, as informações vão para a Secretaria da Saúde e serão checadas pelo grupo que a secretaria colocou à disposição”.
A secretária ainda complementou destacando que, “uma vez validadas, a pessoa receberá uma senha para utilização do portal e aplicativo. O login será sempre o CPF. Com esses dados, o usuário poderá acessar tanto pelo portal, quanto pelo aplicativo e, através dessas plataformas, agendar consultas, acompanhar procedimentos marcados, sua posição nas filas e vários outros serviços que estarão à disposição”, esclareceu Waneska.
O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PDT), afirmou que o lançamento das plataformas vai ajudar os aracajuanos principalmente neste momento de pandemia do novo coronavírus (covid-19). “Neste momento de pandemia, ganha uma importância ainda maior porque são plataformas que nos ajudam a diminuir filas, a evitar aglomerações e que facilitam a vida do cidadão, que não vai mais precisar chegar de madrugada em um posto de saúde e nem esperar em uma fila por três horas. Tudo estará na palma da mão do cidadão”, ressaltou.
Ainda de acordo com o gestor, as informações colhidas pelo sistema dará uma noção maior para saber o diagnóstico real da situação da saúde em Aracaju, o que facilita a regulação dos medicamentos e impede o desabastecimento.
Leia os termos de uso