Brasil
Sergipe é o 13º estado do Brasil em transparência sobre dados da covid-19; Aracaju é a pior das capitais
Sergipe é o 13º estado do Brasil em transparência sobre os dados a respeito do novo coronavírus, enquanto entre as capitais, Aracaju foi a segunda pior do país. Os números são do ranking do portal Open Knowledge Brasil, que leva em conta 26 indicadores gerais.
Os estudos incluem detalhes sobre a evolução da doença, dados demográficos (idade, sexo, etnia, profissionais de saúde contaminados), infraestrutura (testes aplicados, leitos disponíveis e unidades de saúde), localização fina das contaminações e apresentação das informações. Eles são medidos em números, indo de 0 a 100.
Entre os estados, Sergipe aparece na 13ª colocação nacional, com o índice de 87. Para os dados da Open Knowledge, é considerado um número alto. Entre os estados nordestinos, está apenas de Pernambuco (95) e Alagoas (90).
No ranking geral, três estados apresentam pontuação 100: Rondônia, Mato Grosso do Sul e Espírito Santos. Já Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Amazonas, com 97, estão logo atrás. Os três piores estados no ranking não Roraima (61), Piauí (60) e Mato Grosso (32).
Já entre as capitais, Aracaju apresenta péssimos números de transparência em relação ao coronavírus. Com índice de 24, considerado baixo pela instituição realizadora, a capital sergipana é a pior do Nordeste e a segunda pior em transparência sobre a covid-19 no Brasil. Apenas Cuiabá (MT), com 15, tem números piores. Rio Branco (AC) é a terceira pior capital, com 30.
Entre os melhores, apenas uma capital apresenta índice 100: Manaus (AM). Fechando o grupo dos cinco principais estão Vitória (ES) com 98, João Pessoa (PB) como melhor do Nordeste com 94, e Maceió (AL) e Macapá (AP), ambos com 92.
Leia mais:
Dos 75 municípios sergipanos, 47 já têm ao menos 200 casos confirmados de coronavírus
Sergipe registra 67.701 casos confirmados pelo novo coronavírus e 1.696 mortes
Aracaju acumula 31.472 casos confirmados de covid-19 e 634 mortes
Leia os termos de uso