Política
Kassio Marques plagiou advogado em tese apresentada em Lisboa, diz revista
O indicado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) para a vaga de Celso de Mello no Supremo Tribunal Federal (STF), Kassio Marques teria apresentado uma dissertação de mestrado à Universidade Autônoma de Lisboa, em Portugal, com trechos inteiros copiados de artigos publicados na internet pelo advogado Saul Tourinho Leal. As informações são da revista Crusoé.
“Kassio Marques concluiu a dissertação em 2015. Um levantamento feito por Crusoénas 127 páginas do trabalho, que garantiu ao desembargador o título de mestre em direito, mostra que passagens inteiras são idênticas a trechos de textos do advogado Saul Tourinho Leal, integrante da banca de advocacia do ex-ministro do Supremo Tribunal Federal, Carlos Ayres Britto. Tourinho Leal é piauiense, assim como Kassio Marques”, detalha a reportagem.
De acordo com a reportagem, o texto repete até um erro de português em um dos artigos do advogado. A revista utilizou a ferramenta “Plagium” para identificar o plágio. Segundo a pesquisa, existe mais de uma dezena de passagens da dissertação do desembargador idênticas a partes de artigos de Tourinho Leal. No entanto, na dissertação não há nenhuma menção ao advogado.
Leia os termos de uso