Saúde
Sergipe registra maior estimativa de casos de câncer de mama em comparação com 2019
A estimativa de casos em Sergipe aumentou em relação ao ano passado. Segundo dados obtidos pelo AjuNews pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), o estado tem uma estimativa de 530 casos de câncer de mama contra 520, em 2019. Em Aracaju, a estimativa aponta uma diminuição dos casos. Para este ano, os números indicam 210 casos contra 220, em 2019. No Brasil, a estimativa chega a 19.820, em 2020, parte deles estão concentrados na Região Nordeste, com 13.190 casos.
À reportagem, a representante da área técnica da saúde da mulher da SES, a enfermeira Luciana de Oliveira Boaventura, destacou que até o mês de agosto deste ano foram realizados 5.672 exames no estado. Segundo Luciana, por causa da pandemia do novo coronavírus (covid-19) o quantitativo de exames por mês teve que ser reduzido.
“O exame de mamografia está sendo realizado, em média, 100 exames mensais com um quantitativo reduzido por conta de recomendações de não aglomerar nos serviços, mas este número era maior antes da pandemia do coronavírus”, explicou.
A representante frisou ao observar alguma alteração nos seios como caroços, nódulos, secreção estranha, vermelhidão, as mulheres devem procurar um serviço de saúde para uma avaliação mais criteriosa com urgência. Se necessário, ela adianta que o médico fará prescrição de exames entre outras indicações. “É recomendada a mamografia na faixa etária dos 50 aos 69 anos porque é a faixa etária que mais incide o câncer de mama”, disse.
A enfermeira ressaltou também que os fatores de risco são vários, e que ao evitá-los a mulher se protege. “Alguns fatores de risco como a idade, obesidade, sedentarismo, uma pessoa que não tem hábitos saudáveis de atividade física, ingestão de álcool excessiva, tabagismo, histórico familiar do câncer de mama também deve ser observado”, citou.
A profissional da saúde também reforça a importância do autoexame, no entanto, adverte que ele não deve substituir a avaliação de um médico especialista.
Leia os termos de uso