Educação


Três pesquisas da UFS são premiadas no Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola


Publicado 03 de dezembro de 2020 às 20:00     Por Fernanda Souto     Foto Adilson Andrade/ Ascom/ UFS

Três pesquisas do Departamento de Engenharia Agrícola da Universidade Federal de Sergipe (UFS) foram premiadas na 49ª edição do Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola (Conbea), que aconteceu de forma remota entre os dias 23 e 25 de novembro. Dos trabalhos, dois venceram em primeiro lugar na categoria pôster e uma na categoria oral.

Os professores Welington Gonzaga do Vale e Adilson Machado Enes foram os representantes dos trabalhos, que são: “Qualidade pós-colheita de tomate caline IPA-06 por meio de processamento digital de imagens” e “Desenvolvimento e validação de um sistema embarcado para monitoramento de operações agrícolas mecanizadas” na categoria pôster, e “Dispositivo portátil para análise de biospeckle laser”, na categoria oral. Em reconhecimento, a comissão organizadora do evento concedeu menção honrosa.

Para o chefe do Laboratório de Máquinas e Motores (Lamot), professor Welington Gonzaga, o resultado mostrou a qualidade da UFS. “Para a nossa felicidade, conseguimos levar o Departamento de Engenharia Agrícola (Deagri) ao primeiro lugar em três áreas temáticas. Um grande feito já que isso mostra que a UFS é um centro de excelência em todos os seus cursos”, disse.

Já para o chefe do Laboratório de Prototipagem (Laprot), professor Adilson Machado, o reconhecimento é importante para manter os alunos motivados. “A sensação é de reconhecimento, não só em relação ao meu trabalho, mas também de toda a equipe do Laprot. Já havíamos sido premiados antes nos eventos internos, mas uma premiação em um evento de nível nacional é muito importante porque mostra que estamos no caminho certo, contribuindo para a pesquisa científica na UFS e no Departamento de Engenharia Agrícola”, afirmou.

O Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola (Conbea) foca nas áreas de Construções Rurais e Ambiência (CRA); Energia na Agricultura (EAG); Engenharia de Água e Solo (EAS); Máquinas e Mecanização Agrícola (MMA); Ciência e Tecnologia Pós-Colheita (CTP); Saneamento e Controle Ambiental (SCA); e Geomática, Instrumentação e Agricultura de Precisão (Giap).



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso