Saúde
Navio com dois casos suspeitos de coronavírus vai atracar no litoral de São Paulo
Um navio com dois passageiros que são suspeitos de terem contraído Coronavírus vai atracar no Porto de Santos, litoral de São Paulo, nesta segunda-feira (17). O navio é o Kota Pemimpin, com bandeira de Hong Kong. Essa situação fez a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) acionar o Protocolo de Segurança para casos de Coronavírus. As informações são do G1.
De acordo com as informações na embarcação estão dois tripulantes, um de nacionalidade chinesa e outro indonésio, ambos com dor de garganta e tosse. E um deles também teve febre.
Um dos tripulantes com suspeita da doença entrou no navio no Porto de Yantian em 21 de janeiro e começou a apresentar os sintomas no dia 29 do mesmo mês. Mas não teve febre. Porém o segundo passageiro ficou em estado febril nesta segunda (10), mas não apresentou nenhum outro sintoma respiratório. Foram receitados remédios para ambos e o navio afirma que os pacientes estão recuperados.
A escala do navio revela que a embarcação veio de Singapura, porém nos últimos 30 dias esteve em portos chineses, mais precisamente em Hong Kong (23/01), Yantian (22/01), Ningbo (19/01) e Xangai (17/01).
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a Anvisa é a responsável pelo controle sanitário no Porto de Santos, pois é área federal. O Departamento de Vigilância em Saúde de Santos foi notificado pela Anvisa sobre os dois tripulantes com sintomas suspeitos de novo coronavírus no navio, e vai apoiar a investigação epidemiológica na embarcação quando ela atracar no Porto de Santos.
Leia os termos de uso