Saúde
SES anuncia mais de 1.600 testes de servidores da saúde para covid-19 em 2020, mas não informa resultados
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) anunciou nesta terça-feira (5) que testou mais de 1.600 servidores da rede estadual de saúde para a covid-19 em 2020, mas não informou os resultados dos mesmos. Segundo a Secretaria, a testagem se deu pelo programa Ambulatório do Servidor, que criou um setor exclusivo para testagens desses profissionais.
Segundo a SES, o profissional que apresenta síndrome gripal deve procurar o ambulatório com documento de identidade, contracheque e carteira do Sistema Único de Saúde (SUS). O resultado do teste rápido é divulgado em 24 horas, mas o do RT-PCR depende da demanda do Laboratório Central de Saúde Pública de Sergipe (Lacen), que registra aumento da demanda de amostras, o que vem gerando reclamações. Nenhum dos dados em questão foi divulgado.
A gerente do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho, Priscilla Emanuella, afirmou: “Nosso objetivo é auxiliar os beneficiários a obter a melhor assistência diante da pandemia e contar com as informações mais claras, seguras e que estão disponíveis no momento, sempre acompanhando as orientações e esclarecendo duvidas”.
Priscilla também pontuou que o objetivo do Ambulatório do Servidor foi gerar um clima de mais segurança ao servidor, e “ter um ponto de apoio de referência dentro da Secretaria de Estado da Saúde e da Fundação Hospital de Saúde, direcionado ao atendimento de covid-19”.
Só nesta terça-feira (5), o estado de Sergipe registrou 1.143 casos do novo coronavírus e oito mortes, de acordo com o boletim diário da SES. No total, 116.779 pessoas já testaram positivo para a doença e 2.524 morreram. Todos os oito óbitos estavam em investigação e foram confirmados.
Leia mais:
Sergipe confirma mais 1.143 casos do novo coronavírus nesta terça (5)
Leia os termos de uso