Esporte


Após reviravolta, CBF confirma participação do Salgueiro e sorteia grupos da Copa do Nordeste


Publicado 04 de fevereiro de 2021 às 12:44     Por Eduardo Costa     Foto Reprodução/YouTube/Copa do Nordeste

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) sorteou na manhã desta quinta-feira (4), no Rio de Janeiro (RJ), os grupos da Copa do Nordeste 2021. O grande destaque se deu para o Salgueiro: após ter afirmado nesta quarta (3) que desistiria da competição por problemas financeiros, o clube pernambucano voltou atrás e se manteve no torneio. Com isso, as 16 equipes foram mantidas e o sorteio foi realizado.

Único representante do estado, o Confiança ficou no grupo A. Porém, segundo o regulamento, os oito times de uma chave enfrentam os oito times da outra. Com isso, o Dragão pega as equipes do grupo B: Vitória (BA), Sport (PE), Fortaleza (CE), CSA (AL), Botafogo (PB), ABC (RN), Salgueiro (PE) e Altos (PI). Vitória, Sport e Fortaleza são campeões da Copa do Nordeste; o time baiano, inclusive, é o maior.

Já no grupo A, além do Confiança estão Bahia (BA), o atual campeão Ceará (CE), Santa Cruz (PE), CRB (AL), Sampaio Corrêa (MA), Treze (PB) e 4 de Julho (PI). De acordo com o regulamento, equipes do mesmo estado devem ficar em clubes diferentes, o que promove mais clássicos. A exceção é para Pernambuco, que tem três times.

A fase de grupos da Copa do Nordeste 2021 começa no dia 27 de fevereiro e vai até 12 de abril, com oito rodadas. Os times do grupo A enfrentam os do B em turno único, e os quatro melhores avançam para as quartas de final no dia 17 de abril. As semifinais serão no dia 24, e assim como as quartas, em jogo único. A decisão, em ida e volta, acontece nos dias 1º e 8 de maio.

Polêmica do Salgueiro
O Salgueiro havia anunciado a desistência do Nordestão e da Copa do Brasil deste ano. O clube, que tem ligação forte com a política local, alegou dificuldades financeiras, perda de patrocínios com a pandemia da covid-19, e poucos recursos de cotas pelas competições (uma vez que já adiantou parte delas).

Porém, nesta quinta (4), horas antes do sorteio, foi confirmado que a equipe pernambucana voltou atrás da decisão. Com isso, a CBF confirmou os 16 classificados que já estavam, evitou brigas jurídicas que envolveriam o Itabaiana, e realizou o sorteio normalmente.

Leia mais:
Confusão com Salgueiro pode mudar rumos de Itabaiana e Confiança na Copa do Nordeste; entenda



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso