Saúde
Aracaju vai aumentar 90% dos leitos para pacientes com covid-19, diz SMS
A prefeitura de Aracaju vai aumentar em 90% a quantidade de leitos destinados exclusivamente aos pacientes diagnosticados com o novo coronavírus (covid-19), de acordo com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS).
Segundo a pasta, estão sendo instalados cinco leitos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Fernando Franco e 20 leitos no Centro de Atenção Psicossocial- Caps Jael. Além disso, serão contratados mais 15 leitos no Nestor Piva e mais quatro no São José. Dessa forma, a rede passará dos atuais 49 leitos para 93.
A previsão para abertura dos leitos no Caps Jael, localizado no bairro Dom Luciano, é ainda nesta semana. Os novos leitos vão contar com cinco respiradores de suporte. Atualmente, a unidade conta com 49 leitos.
Já no Hospital Fernando Franco, passará a ter 24 leitos, sendo 19 enfermarias e seis poltronas; no Hospital Municipal Nestor Piva, atualmente com 15 leitos, serão ofertados 30 (20 enfermarias, sete poltronas e três estabilizações); e no São José, de 15 leitos de enfermaria vão passar a contar com 19.
De acordo com a secretária da Saúde, Waneska Barboza, os novos leitos terão toda a estrutura para atender pacientes em casos críticos, com equipe médica e de enfermagem. “É uma medida preventiva, como sempre fizemos, desde a primeira onda. Temos o cuidado de tentar disponibilizar um maior número de leitos possível, para que a nossa população não enfrente filas de espera para atendimento”, explicou.
Leia os termos de uso