Saúde
Cientista alerta sobre risco de variante brasileira provocar nova pandemia global
Com os casos de covid-19 em alta no Brasil, cientistas temem que a variante brasileira possa provocar uma nova pandemia no mundo. O alerta foi feito pelo epidemiologista estadunidense Eric Field-Ding, em entrevista à CNN Brasil, na última quinta-feira (25).
“A crise brasileira é um risco para a estabilidade global. O mundo não está entendendo ainda o quão grave é a variante P.1, identificada primeiro em Manaus, e que já está em vários outros lugares do planeta. É mais transmissível que a variante britânica, de acordo com as pesquisas”, disse o cientista.
Segundo ele, o surto atual vivido no Brasil é o mais grave registrado até agora no mundo, devido às dimensões do país e pelo fato de ainda não haver um pico de mortes.
Eric Field-Ding ressaltou que o país precisa de ajuda internacional para controlar a doença e que os Estados Unidos estão estudando formas de auxiliar. De acordo com ele, o envio de doses de vacinas é uma das possibilidades, mas ressaltou que isso precisa de uma negociação de política externa dos dois países.
“Seria um acordo como o empréstimo de doses que foi feito há uma semana para México e Canadá. Mas lá na frente poderia ser perdoado o empréstimo e virar uma doação de fato, mas precisa de política”, disse à CNN.
Leia mais:
Covid-19: Brasil bate novo recorde e registra 3.650 mortes em 24 horas
Covid-19: Sergipe ultrapassa marca de 170 mil pessoas infectadas casos e 3.389 mortes nesta sexta-feira (26)
Sergipe bate recorde de internações por covid-19
Leia os termos de uso